COVID-19

UNA-SUS abre matrículas para o curso Manejo Clínico da COVID-19 na Atenção Especializada

Com carga horária de 15h, a capacitação aborda o manejo clínico de formas graves e moderadas da COVID-19, segundo as recomendações dos protocolos do Ministério da Saúde e demais documentos oficiais referentes à Atenção Especializada.

- Cissa Paranaguá



Profissionais de saúde e demais interessados em ampliar os conhecimentos sobre o coronavírus já podem se inscrever no curso Manejo Clínico da COVID-19 na Atenção Especializada, oferecido pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da UFMG (Nescon/UFMG), instituição integrante da Rede UNA-SUS. 

Fruto da parceria entre a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e o Ministério da Saúde, por meio das Secretarias de Vigilância em Saúde (SVS) e de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), o curso é livre, gratuito, autoinstrucional e utiliza recursos multimídia para facilitar a dinâmica de aprendizagem. As inscrições podem ser realizadas até 30 de dezembro, pelo site.

Segundo o professor e conteudista do curso, Alexandre Moura, apesar da COVID-19 causar sintomas gripais semelhantes à influenza e ser autolimitada na maior parte dos pacientes, alguns grupos de risco apresentam taxas de letalidade que podem chegar a quase 20%. 

Nesse contexto, o adequado manejo dos pacientes na atenção especializada pode contribuir para otimizar os recursos em saúde e reduzir morbimortalidade pela doença. “A rápida identificação de pacientes com maior risco de complicações ou com sinais de gravidade permite a definição do melhor ponto de cuidado para cada paciente (ambulatório, enfermaria ou unidade de terapia intensiva) e das medidas terapêuticas mais efetivas”, explica.

Com carga horária de 15h, a capacitação aborda o manejo clínico de formas graves e moderadas da COVID-19, segundo as recomendações do Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19) e demais documentos oficiais sobre o manejo clínico da doença na Atenção Especializada.

“O curso é uma oportunidade de rever as recomendações do Ministério da Saúde para embasar a decisão de realizar o manejo clínico adequado de síndromes gripais com ênfase nos níveis de  Atenção Secundária e Terciária à Saúde”, enfatiza Moura.

Juntos pelo fim da pandemia

Desde o início da pandemia da COVID-19, a Universidade Aberta do SUS tem promovido uma série de ações educacionais para capacitar os profissionais de saúde e informar à população sobre o tema. 

Além do hotsite sobre o novo coronavírus, que contém informações oficiais, vídeos com especialistas, podcasts, entre outros materiais multimídia, estão sendo lançados diversos cursos sobre a COVID-19 na Atenção Básica e Especializada.

Conheça a nossa página especial sobre a COVID-19 e fique por dentro das informações oficiais, protocolos, cursos e recursos educacionais sobre o novo coronavírus e a pandemia: https://www.unasus.gov.br/especial/covid19 

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse: www.unasus.gov.br/cursos