Curso

UNA-SUS abre matrículas para o curso Atualização do Manejo Clínico da Influenza

O curso aborda como deve ser feito o diagnóstico,  quais os fatores de risco e sinais de agravamento nos pacientes e também quais as recomendações para o tratamento e o acompanhamento clínico em diferentes grupos populacionais.

- Ascom SE/UNA-SUS



Já estão abertas as matrículas para nova oferta do curso online Atualização do Manejo Clínico da Influenza, oferecido pela Fiocruz Brasília por meio da Secretaria Executiva da UNA-SUS. Profissionais de saúde que atuam em toda rede assistencial e demais interessados, podem se matricular pelo link até o dia 18 de dezembro de 2021. O curso é livre, gratuito e tem início imediato.

Com carga horária de 6 horas, a qualificação tem como objetivo atualizar os profissionais de saúde com os protocolos vigentes do Ministério da Saúde no manejo adequado da influenza. Dentre eles, o uso da medicação antiviral e a atenção especial aos casos de síndrome respiratória aguda grave.

O curso é composto por materiais de apoio, fluxograma de tratamento, orientações de etiqueta respiratória e casos clínicos interativos com vídeos de especialistas e comentários sobre os temas abordados, tais como o uso de equipamentos de proteção individual, fatores de risco para agravamento dos quadros gripais e indicações da vacinação contra influenza.

O CURSO EM NÚMEROS – A qualificação Atualização do Manejo Clínico da Influenza foi lançada em 2013 e desde então, soma 71.973 matrículas e 47.307 profissionais certificados. A maior porcentagem de matrículas está entre as mulheres, com 76,32%. Os matriculados são das mais diversas áreas da saúde, se destacam os técnicos/auxiliares de enfermagem com 32,65%, médicos com 28,66%, seguido de 13,41% e 8,95% que são, respectivamente, enfermeiros e os que assinalaram “outros”.

Os estados com maior número de inscrições foram São Paulo (10.273) e Minas Gerais (6.765).

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE 2021

De acordo com o Ministério da Saúde, neste ano, até 1° de junho, foram registrados 1.560 casos de influenza em todo o país, com 281 óbitos. Do total de casos, 1.274 já tiveram a subtipagem identificada, sendo que 844 foram casos de influenza A(H1N1), 211 de influenza A(H3N2), 69 de influenza A não subtipado e 150 de influenza B.

Segundo a Pasta, “a gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é provocada pelo vírus da influenza, que tem grande potencial de transmissão. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. É muito importante que os públicos prioritários tomem a vacina, pois a gripe também pode levar a casos graves e até mesmo à morte.”

Em razão da pandemia, a campanha de vacinação contra a gripe de 2021 será feita em etapas. A primeira etapa começou no dia 12/04 e foi até o dia 10/05 com a vacinação de gestantes, mães com até 45 dias após o parto, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, indígenas e trabalhadores da saúde.

A segunda etapa teve início no dia 11/05 e imunizou idosos de 60 anos ou mais e professores e vai até o dia oito de junho. A terceira etapa começou a imunização de doentes crônicos, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas no dia nove de junho e terminará no dia nove de julho.

ORIENTAÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

ATENÇÃO: É importante que os públicos prioritários confiram as datas corretas da vacinação, procurem o posto de saúde mais próximo e tomem a vacina, sem esquecer de levar a caderneta de vacinação ou documento com foto. Para saber mais, acesse gov.br/saude.

Quem tomou a vacina contra a COVID-19 há pelo menos 14 dias, pode tomar a da gripe. Caso ainda não tenha tomado, mas está próximo, é importante que dê preferência para a vacina contra a COVID-19. Depois de 14 dias, poderá receber a vacina contra a gripe.

Para saber mais sobre a qualificação Atualização do Manejo Clínico da Influenza e outros cursos da rede UNA-SUS, acesse o link: www.unasus.gov.br/cursos.

SERVIÇO

Atualização do Manejo Clínico da Influenza

Carga horária: 6 horas

Matrículas: até 18/12/21, pelo link.

Público-alvo:

Profissionais de saúde de nível técnico, superior e demais interessados no tema.



Fonte: SE/UNA-SUS, com informações do Ministério da Saúde