Geral

UNA-SUS abre matrículas para nova turma do curso Hanseníase na Atenção Básica

- Ascom SE/UNA-SUS



Estão abertas as matrículas para nova oferta do curso Hanseníase na Atenção Básica, oferecido pela Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) do Ministério da Saúde. As inscrições podem ser realizadas a partir dessa segunda-feira, 6 de julho, pelo site. A oferta é voltada preferencialmente a profissionais de saúde atuantes da Atenção Básica, mas também é aberta aos demais interessados no tema.

A primeira turma do curso foi lançada em 28 de outubro de 2014 teve 6.626 inscritos.  Até o dia 6 de julho, 1.575 alunos se certificaram. Os estados com maior número de matrículas foram Minas Gerais, com 1.024 beneficiados, seguido por São Paulo, com 623 e Bahia, com 528.

Os alunos matriculados na primeira turma do curso Hanseníase na Atenção Básica terão até o dia 19 de julho para concluir as atividades.

O curso integra as ações de educação do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica e tem como objetivo preparar profissionais de saúde para atuarem no controle da transmissão da hanseníase e diminuir as incapacidades causadas pela doença. Para tanto, o conteúdo apresentado ressalta a importância do diagnóstico oportuno e do efetivo controle de contatos. De acordo com Francileudo Lima e Olga Rodrigues, da equipe de gestão de oferta da UNA-SUS, os profissionais da Atenção Básica são elementos-chave para o diagnóstico precoce, consequentemente, para o controle da hanseníase no Brasil. “Dessa forma, o objetivo do curso é instrumentalizar esses profissionais para oferecer uma atenção qualificada aos portadores dessa doença”.

O curso corrobora com a campanha publicitária lançada pelo Ministério da Saúde, em janeiro. Com o slogan: “Hanseníase: quanto antes você descobrir, mais cedo vai se curar”, a ação tem como foco o diagnóstico precoce da doença e a divulgação do tratamento, que é ofertado gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

O curso possui três unidades, que tratam dos temas: vigilância, diagnóstico e acompanhamento da hanseníase na Atenção Básica.

Os recursos educacionais utilizados tornam o processo de aprendizagem mais dinâmico e envolvente. Para isso, o aluno irá refletir sobre a doenças com casos clínicos interativos e com os quizzes. Também são disponibilizadas videoaulas com explicações de especialistas no tema, além de hipertextos e caixas de ajuda, que possuem glossários, para aprofundar os conhecimentos sobre termos técnicos.

DETECÇÃO E TRATAMENTO – A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, causada pela bactéria Mycobacterium leaprae. A transmissão se dá pelas vias aéreas, por meio do contato entre uma pessoa infectada com uma saudável suscetível.

A bactéria acomete principalmente a pele e os nervos periféricos principalmente o rosto, olhos, orelhas, nariz, braços, mãos, pernas e pés. Quando a bactéria atinge o nervo, pode causar atrofias e áreas de insensibilidade.

A hanseníase tem cura, mas pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou o tratamento não for realizado adequadamente, pelo período recomendado. A doença não é hereditária e não é transmitida por abraço, aperto de mão ou carinho. Em casa ou no trabalho, não é necessário separar as roupas, os pratos, os talheres e os copos.

Além do diagnóstico, o SUS oferece tratamento para hanseníase, disponível em todas as unidades públicas de saúde. A poliquimioterapia (PQT), uma associação de medicamentos que evita a resistência do bacilo deve ser administrada por seis meses ou um ano a depender do caso. Os pacientes deverão ser submetidos, além do exame dermatológico, a uma avaliação neurológica simplificada e sempre receber alta por cura.

SERVIÇO

Curso Hanseníase na Atenção Básica

Inscrições:   Para se matricular, clique aqui.

Público-alvo: A oferta é voltada preferencialmente a profissionais de saúde atuantes da Atenção Básica, mas também é aberta aos demais interessados no tema.

Carga horária: 45 horas

 

Leia também: Ministro ressalta a importância do diagnóstico precoce e da hanseníase e afirma que doença pode ser erradicada

Hanseníase ainda é uma doença invisível, afirmam pesquisadores

 

Fonte: SE/UNA-SUS, com informações do Ministério da Saúde