Curso

UNA-SUS abre matrículas para nova oferta do curso Manejo do Sarampo nos Serviços de Saúde

O curso tem como objetivo qualificar os profissionais de saúde para identificar prontamente o caso suspeito de sarampo e conduzir ações de atenção e vigilância de forma integrada e oportuna, aplicando e disseminando os conhecimentos adquiridos na rotina de trabalho.

- Ascom SE/UNA-SUS



De acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, publicado em julho de 2022, foram notificados 2.306 casos suspeitos de sarampo, destes 668 (29,0%) foram casos confirmados, sendo 523 (78,3%) por critério laboratorial e 145 (21,7%) por critério clínico-epidemiológico. Foram descartados 1.542 (66,9%) casos e permanecem em investigação 96 (4,1%).

Diante desse contexto, a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) abre matrículas para o curso online Manejo do Sarampo nos serviços de Saúde. A capacitação tem início imediato e, como em todas as ofertas da UNA-SUS, é inteiramente gratuita. As matrículas podem ser realizadas até 16 de junho de 2023, pelo link.

Com carga horária de 60 horas, o curso tem como objetivo qualificar os profissionais de saúde para identificar prontamente o caso suspeito de sarampo e conduzir ações de atenção e vigilância de forma integrada e oportuna, aplicando e disseminando os conhecimentos adquiridos na rotina de trabalho.

Para isso, aborda desde o papel do Serviço de Saúde e do profissional no controle do sarampo, com destaque às medidas de prevenção, diagnóstico laboratorial, notificação de casos e, também, de possíveis eventos adversos pós-vacinação (EAPV), até o devido atendimento, segundo a condição clínica do paciente e dos protocolos preconizados, sem esquecer das medidas de controle de infecção no serviço de saúde.

O curso em números – O curso Manejo do Sarampo nos serviços de Saúde foi lançado em 2019 e desde então, soma mais de 48 mil matrículas e mais de 25 mil profissionais certificados em todo território nacional.

Para saber mais sobre esse e outros cursos da rede UNA-SUS, acesse o link: www.unasus.gov.br/cursos.



Fonte: SE/UNA-SUS