Curso

UNA-SUS abre matrículas para nova oferta do curso Atualização do Manejo Clínico da Influenza

O objetivo é reforçar o manejo adequado da influenza, de acordo com os protocolos vigentes do Ministério da Saúde, que preconizam o uso da medicação antiviral e a atenção especial aos casos de síndrome respiratória aguda grave.

- Ascom SE/UNA-SUS



De acordo com o boletim Infogripe, publicado em janeiro de 2023, foram notificados 4.519 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 1.713 (37,9%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 1.614 (35,7%) negativos, e ao menos 835 (18,5%) aguardando resultado laboratorial.  
  
Dentre os casos positivos do ano corrente, 0,6% são Influenza A, 0,6% Influenza B, 20,5% vírus sincicial respiratório (VSR), e 68,1% SARS-CoV-2 (COVID-19). Nas 4 últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de 0,9% Influenza A, 0,7% Influenza B, 18,8% vírus sincicial respiratório, e 71,3% SARS-CoV-2 (COVID-19). 
 
Diante desse contexto, a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) abre matrículas para o curso online Atualização do Manejo Clínico da Influenza. Oferecida pela Fiocruz Brasília, por meio da Secretaria Executiva da UNA-SUS e parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde, a qualificação tem como objetivo atualizar os profissionais quanto aos protocolos vigentes do Ministério da Saúde quanto ao manejo da doença, com destaque ao uso da medicação antiviral e atenção especial aos casos de síndrome respiratória aguda grave. 

 
Com carga horária de 6 horas, o curso é livre, gratuito e tem início imediato. As matrículas podem ser realizadas até 16 de junho de 2023, pelo link
 
Os conteúdos do curso são abordados por meio de casos clínicos interativos, além de vídeos de especialistas que comentam sobre temas como o uso de equipamentos de proteção individual, fatores de risco para agravamento dos quadros gripais e indicações da vacinação contra influenza. Conta ainda com materiais de apoio, fluxograma de tratamento e orientações de etiqueta respiratória. 
 
O curso em números – O curso de Atualização do Manejo Clínico da Influenza foi lançado em 2018 e desde então, soma mais de 101 mil matrículas e 66 mil profissionais certificados até janeiro de 2023. 
 
Para saber mais sobre esse e outros cursos da rede UNA-SUS, acesse o link: www.unasus.gov.br/cursos



Fonte: SE/UNA-SUS