Curso

UNA-SUS abre matrículas para nova oferta do curso Abordagem Familiar na Atenção Domiciliar

O curso apresenta o Programa de Cuidado Domiciliar, os conceitos de cuidado e autonomia, abordagem integral, visita domiciliar, ferramentas de abordagem e risco familiar.

- Claudia Bittencourt - Ascom SE/UNA-SUS




Profissionais de saúde, estudantes da área e demais interessados já podem se matricular na mais nova oferta do curso online Abordagem Familiar na Atenção Domiciliar, oferecido pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFCSPA).

O objetivo do curso é proporcionar a compreensão dos aspectos teóricos e conceituais da abordagem familiar na assistência domiciliar, dos fundamentos práticos da organização da visita domiciliar e das ferramentas utilizadas para a abordagem familiar.

As matrículas podem ser realizadas até 5 de agosto, pelo link. O início é imediato e, como em todas as ofertas da UNA-SUS, o curso é inteiramente gratuito.

O curso integra o Programa Multicêntrico de Atenção Domiciliar, que conta com cursos de diversas instituições da Rede UNA-SUS. A capacitação é ofertada desde 2014 e já teve mais de 48.135 mil matrículas desde então.

De acordo com a Conteudista Revisora do curso, Alísia Helena Weis, no contexto de agravamento de doenças crônicas, de envelhecimento da população e de pessoas com inúmeras necessidades de saúde, a abordagem familiar no cuidado domiciliar torna-se uma importante tecnologia para a construção de vínculos e intervenções de saúde mais assertivas nos contextos familiares.

Nesse sentido, com carga horária de 30 horas, divididas em cinco unidades, o curso trata dos aspectos teóricos e assistenciais da Abordagem Familiar. Apresenta o Programa de Cuidado Domiciliar, os conceitos de cuidado e autonomia, abordagem integral, visita domiciliar, ferramentas de abordagem e risco familiar. 

“Os conhecimentos construídos no curso permitirão otimizar as práticas de saúde e planejar os cuidados, por meio da construção de vínculo, da compreensão da formulação de um diagnóstico que possibilitará intervenção mais eficiente e do conhecimento da família, gerando satisfação para familiares e equipe de saúde”, afirma Alísia.

Para o médico Vinícius A. de Araújo, de Porto Esperidião/MT, que realizou o curso em 2019, a Abordagem Familiar na Atenção Domiciliar contribui de muitas formas. “Para nós médicos ou outros profissionais da área, é de grande importância sabermos a atual situação de cada paciente. Muitos idosos não conseguem ir até a unidade para uma consulta médica, realizar algum exame ou quando necessitam de algum medicamento para determinada enfermidade. Assim, indo em domicílio, vemos as condições reais da forma que vivem e as necessidades que precisam ser acompanhadas referente a saúde de cada cidadão. Conhecendo o grupo familiar destes pacientes, o curso nos proporciona um leque de conhecimento a mais para que possamos pôr em prática no dia a dia”, contou.

A estudante de medicina em São Paulo, Juliana Aparecida Braga Romanini conta que o curso foi de importante por conta da faculdade, que ensina e incentiva constantemente o trabalho à Atenção Primária. “Com isso, quando vou na Unidade Básica de Saúde, em alguns casos, tenho que realizar a Consulta Domiciliar. Com esse curso, tive a oportunidade de aprofundar mais meu conhecimento e perceber alguns aspectos que não eram de meu alcance”, afirmou.

Segundo a Conteudista, a principal contribuição do curso para o profissional de saúde é a aplicabilidade, na sua prática cotidiana, das ferramentas da abordagem familiar para aproximar usuário, família e profissional de saúde, conhecer as singularidades e a dinâmica familiar, assim como os riscos.

Conheça este e outros cursos da UNA-SUS pelo site:https://www.unasus.gov.br/cursos/.



Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UFCSPA