Curso

UNA-SUS abre matrículas para nova oferta de cursos sobre saúde da pessoa idosa

São abordados temas como envelhecimento, ações estratégicas para atenção à saúde, condições clínicas e avaliação multidimensional.

- Claudia Bittencourt - Ascom SE/UNA-SUS



De acordo com dados do IBGE, o Brasil tem cerca de 30 milhões de idosos, que representam 14,3% da população total do país. A expectativa de vida em 2016, para ambos os sexos, aumentou para 75,72 anos, sendo 79,31 anos para a mulher e 72,18 para o homem. A capacitação de profissionais de saúde aptos para lidarem como essa população se torna cada vez mais importante, à medida que a população brasileira vai envelhecendo.

Pensando nisso, a UNA-SUS está com matrículas abertas para novas ofertas dos cursos que compõe o Programa de Formação Modular em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, atualmente com seis cursos disponibilizados sobre o tema.

Profissionais de saúde e demais interessados já podem se matricular, até o dia 18 de dezembro 2020, pelo link. Todos os cursos são autoinstrucionais e, como em todas as ofertas da UNA-SUS, são totalmente gratuitos.

A iniciativa é fruto da parceria entre a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde (Cosapi/Dapes/SAS/MS), Fiocruz Brasília e UNA-SUS, e faz parte do desafio de qualificação dos profissionais do SUS para ao atendimento nessa área. Desde o lançamento, em 2019, já foram realizadas mais de 148,7 mil matrículas. 

Confira as ofertas abertas!

Envelhecimento da População Brasileira (8h)

O objetivo é identificar os fatores que influenciam o contexto do envelhecimento da população brasileira. Para isso, o curso conta com quatro temas: envelhecimento da população em números, conceitos relacionados ao envelhecimento, funcionalidade global da saúde, políticas voltadas à população idosa.

Caderneta de saúde da pessoa idosa (30h)

Aborda temas como promoção da saúde, trabalho em equipe, acolhimento, avaliação da capacidade funcional e visitas domiciliares. O curso é dividido em nove fases. Ao acessar cada fase, o aluno acompanha uma história em quadrinhos, com situação-problema, encontra possíveis soluções na videoaula e testa os conhecimentos por meio das avaliações formativas.

Abordagem familiar e manejo das fragilidades e da rede de apoio (12h)

O curso trata da saúde das pessoas idosas em situação de fragilidade, com foco na participação da família e na mobilização da rede de apoio para a melhoria da qualidade de vida. Aborda a complexidade da atuação das equipes de Atenção Básica, seu trabalho em rede e sua atuação em contexto domiciliar e comunitário.

Ações Estratégicas para a Saúde da Pessoa Idosa (10h)

O objetivo é mapear a população idosa sob a responsabilidade das equipes de atenção básica, para o planejamento das ações de promoção da saúde, prevenção de agravos e atenção à saúde. Para isso, o curso trata do  mapeamento da população idosa, capacidade funcional da pessoa idosa, planos de ação e cuidado, rede de atendimento e suporte.

Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa (16h)

O objetivo é realizar avaliação multidimensional da pessoa idosa. Para isso, os conteúdos abordam a avaliação multidimensional, avaliação clínica, avaliação psicossocial, avaliação funcional.

Condições Clínicas e Agravos à Saúde Frequentes em Pessoas Idosas (16h)

O curso  aborda integralmente a saúde da pessoa idosa, conhecendo as peculiaridades de certas condições e agravos. Para isso, conta com quatro temas: visão geral da abordagem clínica de pessoas idosas, peculiaridades das manifestações clínicas em pessoas idosas, os gigantes da geriatria, gerenciando o cuidado.

Confira a nova versão do aplicativo Saúde da Pessoa Idosa, criado pela Secretaria Executiva da UNA-SUS em parceria com a COSAPI, disponível para aparelhos Android no Google Play.



Fonte: SE/UNA-SUS