Curso

UNA-SUS abre matrículas para curso Introdução à Biossegurança Aplicada à Laboratórios

“No dia a dia do trabalho com biossegurança, os riscos estão por toda parte. Por isso, o tema da proteção deve ser transversal para os profissionais e requer uma atenção especial”, explica coordenador do curso.

- Ascom SE/UNA-SUS



Profissionais da saúde, estudantes e demais interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre biossegurança já podem se matricular no novo curso da Universidade Aberta do SUS: Introdução à Biossegurança Aplicada à Laboratórios.

As matrículas podem ser realizadas até 28 de junho de 2024, pelo site.

O objetivo do curso é qualificar os profissionais que atuam em laboratórios para realizarem ações de planejamento e gerenciamento das ações de Biossegurança, bem como compreenderem o papel do laboratório de saúde pública, de modo a articularem os diversos recursos que compõem a área de Biossegurança e as suas interfaces com a vigilância em saúde, com vistas a contribuírem para a integração do Sistema de Gestão em Biossegurança, no marco do Sistema de Gestão da Qualidade.

De acordo com o Gestor de Biossegurança do Centro de Pesquisa, Inovação, Vigilância em Covid-19 e Emergências Sanitárias da Fiocruz e coordenador do curso, Pedro Teixeira, a capacitação foi estruturada para que o profissional possa adquirir a competência para executar as suas atividades de forma segura, minimizando danos à sua saúde. “No dia a dia do trabalho com biossegurança, os riscos estão por toda parte. Por isso, o tema da proteção deve ser transversal para os profissionais e requer uma atenção especial”, explica. “O curso auxiliará o aluno a adotar medidas, como por exemplo, o uso dos Equipamentos de Proteção Individual, criando a competência para aplicar o conceito apreendido de forma prática e proporcionar com este comportamento, um ambiente mais adequado e conferindo mais qualidade nas atividades laborais”, afirmou.

Com carga horária de 40 horas, divididas em oito unidades, o curso aborda os seguintes temas: introdução aos aspectos conceituais na área de biossegurança; avaliação de riscos aplicadas a biossegurança em laboratório; aspectos conceituais relacionados a saúde ocupacional dos profissionais de laboratório de saúde pública; Cabines de Segurança Biológicas – CSB; transporte de substâncias infecciosas; resíduos de serviços de saúde; bioproteção e gestão da biossegurança em laboratórios NB3.

Para saber mais sobre esse e outros cursos da rede UNA-SUS, acesse o link: www.unasus.gov.br/cursos.




Fonte: SE/UNA-SUS