Curso

UNA-SUS abre matrículas para a quarta oferta do curso População em Situação de Rua

O objetivo é ampliar o acesso ao SUS à essa população, provocando o debate e a reflexão sobre aceitação da diferença e dos diferentes no SUS e instrumentalizando para acolhimento e cuidado dentro das suas especificidades.

- Ascom SE/UNA-SUS



Já estão abertas as matrículas para o curso sobre População em Situação de Rua, oferecido pela Escola de Governo Fiocruz Brasília, por meio da UNA-SUS. O objetivo é ampliar o acesso ao SUS à essa população, provocando o debate e a reflexão sobre aceitação da diferença e dos diferentes no SUS e instrumentalizando para acolhimento e cuidado dentro das suas especificidades. 

Profissionais de todas as áreas da saúde, bem como os interessados pela temática podem se matricular até o dia 30 de maio de 2023, pelo link.  
 
Com carga horária de 45 horas, divididas em três unidades, a qualificação aborda temas como as principais características dessa população; o cuidado, acolhimento e técnicas de escuta junto à PSR; matriciamento; organização do serviço com baixa exigência e organização do processo de trabalho para o trabalho junto à População em Situação de Rua, entre outros assuntos. 

Essa é a quarta ofertada do curso, que lançado em 2021, soma mais de 25 mil matrículas. Entre os alunos da qualificação, está o psicólogo Diego Rodrigues, de Brasília. Em 2018, ele iniciou um projeto independente, oferecendo escuta psicológica gratuita na rua, ainda sem foco específico às pessoas em situação de rua. “Com o tempo, entendi que essas pessoas tinham uma demanda muito clara, ao mesmo tempo que os moradores em situação de rua foram se apropriando desse serviço que eu estava oferecendo”. 

Pensando em utilizar a psicologia como um dispositivo potente, Diego identificou o Setor Comercial Sul, área central de Brasília, como um local de grande aglomeração de pessoas que não tinham acesso à serviços ligados a saúde mental. Posteriormente, ele começou a atuar junto à ONG No Setor. “Não temos como acolher o sofrimento dessas pessoas sem entender como os determinantes sociais influenciam na sua saúde. Quando pensamos em uma população que é sistematicamente violada em seus direitos, não tem como pensar em saúde mental sem pensar na defesa dos direitos delas. Garantir políticas de moradia, cuidados de higiene e alimentação é cuidar da saúde mental", explica.

Para Diego, o curso tem muitas potências e consegue apresentar a questão de maneira simples, mas mostrando a complexidade do tema. “O curso oferece uma síntese das principais diretrizes no cuidado das pessoas em situação de rua, organizando informações importantes, reconhecendo os desafios dos profissionais de saúde nesse cuidado, falando sobre as características dessa população, sinalizando a responsabilidade do SUS de chegar até elas, busca ativas, estratégias de sensibilização das equipes e outras ações essenciais”, conta.

De acordo com o psicólogo, além disso, a qualificação convoca a sensibilidade do trabalhador da saúde para lembrar do abandono dessas pessoas, que muitas vezes acreditam que os serviços de saúde não são para elas. “A saúde mental das pessoas em situação de rua precisa ser compreendida a partir da ótica integral que o próprio SUS propõe. O fato do SUS ter como princípio a universalidade, não quer dizer que tenhamos que tratar todas as pessoas de maneira igual, pois a universalidade só é alcançada quando tratamos os desiguais, desigualmente, entendendo o princípio da equidade", pontua. "Quando se entende que há populações que não serão alcançadas com as políticas universais, começamos a entender a importância de políticas públicas focais, que atendem a atenções específica. O curso mostra que as políticas públicas, para alcançarem as pessoas em situação de rua, precisam ir além do que está previsto na perspectiva da universalidade”. 

O curso tem um papel fundamental de lembrar as pessoas que vivemos em uma sociedade muito heterogênea e desigual, que algumas pessoas se distinguem por não estarem domiciliadas. “Elas têm que ser vistas por um olhar diferente, mas não por meio do estigma, e sim de um conhecimento mínimo sobre as particularidades da sua realidade”. 

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse www.unasus.gov.br/cursos.



Fonte: SE/UNA-SUS