Curso

UNA-SUS abre matrículas para 16 cursos

Os cursos abordam o manejo de doenças infecciosas, como sarampo, dengue, influenza, tuberculose, TB-HIV, além de oncologia, COVID-19 e saúde do idoso.

- Ascom SE/UNA-SUS



Já estão abertas as matrículas para novas ofertas de 16 cursos autoinstrucionais online, oferecidos pela Fiocruz Brasília por meio da Secretaria Executiva da UNA-SUS. As qualificações abordam o manejo de doenças infecciosas, como sarampo, dengue, influenza, tuberculose, TB-HIV, além de oncologia, COVID-19 e saúde do idoso.

Interessados podem se matricular até 18 de dezembro. Confira as oportunidades:

Manejo do Sarampo nos serviços de Saúde

O curso tem como objetivo qualificar os profissionais de saúde para identificar prontamente o caso suspeito de sarampo e conduzir ações de atenção e vigilância de forma integrada e oportuna, aplicando e disseminando os conhecimentos adquiridos na rotina de trabalho.

Para isso, aborda desde o papel do Serviço de Saúde e do profissional no controle do sarampo, com destaque às medidas de prevenção, diagnóstico laboratorial, notificação de casos e também de possíveis eventos adversos pós-vacinação (EAPV), até o devido atendimento, segundo a condição clínica do paciente e dos protocolos preconizados, sem esquecer das medidas de controle de infecção no serviço de saúde.

Carga-horária: 60h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Atualização do Manejo Clínico da Influenza

Voltado para profissionais de saúde que atuam em toda rede assistencial, a oferta tem como objetivo reforçar o manejo adequado da influenza, de acordo com os protocolos vigentes do Ministério da Saúde, que preconizam o uso da medicação antiviral e a atenção especial aos casos de síndrome respiratória aguda grave.

O conteúdo apresenta casos clínicos interativos com vídeos de especialistas comentando o tema abordado. Além disso, o aluno terá acesso a materiais de apoio, como fluxograma de tratamento e orientações de etiqueta respiratória.

Carga-horária: 6h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Manejo da Coinfecção TB-HIV

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, a tuberculose é a doença infecciosa que mais mata pessoas com HIV/aids. Portanto, é necessário tratar as doenças de forma conjunta. Para isso, o Ministério da Saúde, por meio da plataforma UNA-SUS, lançou esse curso que fornece subsídios para que os profissionais de saúde atendam integralmente, e de forma qualificada, às pessoas coinfectadas por tuberculose e HIV.

Carga-horária: 60h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Dengue

A qualificação tem como objetivo familiarizar os profissionais com as recomendações atualizadas do Ministério da Saúde quanto ao manejo clínico da doença. A partir da análise de oito casos clínicos, os alunos poderão refletir sobre os sintomas apresentados em situações fictícias e avaliar a melhor forma de tratamento para cada paciente. 

Carga-horária: 10h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Diagnóstico e Cuidado Onco-hematológico na Atenção Primária à Saúde - APS

O curso tem como objetivo capacitar médicos e profissionais da atenção primária à saúde para assistência ao paciente onco-hematológico, por meio de estratégias de atendimento que garantem ações coordenadas em um cuidado centrado na pessoa.

Carga-horária: 8h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Manejo Clínico da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde 

O curso tem como objetivo reconhecer as recomendações apresentadas no Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus e nas documentações oficiais sobre o a doença na Atenção Primária em Saúde.

Carga-horária: 18h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo o COVID-19 

Produzido pela Organização Mundial da Saúde e traduzido para o português pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), este curso fornece uma introdução geral ao COVID-19 e vírus respiratórios emergentes. 

Carga-horária: 4h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Prevenção e controle de infecções (PCI) causadas pelo novo coronavírus (COVID-19) 

Este curso fornece informações sobre o que os serviços de saúde devem fazer para estar preparados para responder no caso de surgimento de um vírus respiratório, como o novo coronavírus. Como identificar um caso e como aplicar adequadamente as medidas de prevenção e controle para garantir que não resultem em mais infecções entre os profissionais de saúde e pacientes.

Carga-horária: 5h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Programa de Formação Modular no Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde

Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População Indígena 

O curso apresenta caso problema de tuberculose no contexto de um grupo indígena, respeitando as especificidades culturais dessa população, abordando todos os aspectos da doença e como se dá o manejo da tuberculose na rede de atenção primária à saúde.

Carga-horária: 9h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População em Situação de Rua 

O curso apresenta caso problema de tuberculose em uma pessoa em situação de rua, respeitando as especificidades desta população, abordando todos os aspectos da doença e como se dá o manejo da tuberculose na rede de atenção primária à saúde e SUAS.

Carga-horária: 9h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População Geral 

O curso apresenta caso problema de tuberculose em uma família que reside em um grande centro urbano, abordando todos os aspectos da doença e como se dá o manejo da tuberculose na rede de atenção primária à saúde.

Carga-horária: 10h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População Privada de Liberdade 

O curso apresenta caso problema de tuberculose no contexto de um sistema prisional, respeitando as especificidades dessa população, abordando todos os aspectos da doença e como se dá o manejo da tuberculose na rede de atenção primária à saúde.

Carga-horária: 8h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População com HIV

O curso apresenta caso problema de TB-HIV que aborda todos os aspectos da coinfecção e do tratamento oportuno, e como se dá o manejo da tuberculose na rede de atenção primária à saúde.

Carga-horária: 9h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Saúde da Pessoa Idosa

Estratificação dos Perfis de Funcionalidades

O curso tem como objetivo geral qualificar o cuidado à saúde da população idosa na Atenção Primária à Saúde, aplicando e disseminando os conhecimentos adquiridos na rotina de trabalho. Para isso, aborda a Estratificação dos perfis de funcionalidades, destacando os seus três: Pessoas idosas independentes e autônomas para realizar as atividades da vida diária; pessoas idosas com necessidade de adaptação ou supervisão de terceiros para realizar as atividades da vida diária e pessoas idosas dependentes de terceiros para realizar as atividades da vida diária.

Carga horária: 24 horas

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Linha de cuidados para atenção Integral à saúde da pessoa idosa

O curso tem como objetivo geral qualificar o cuidado à saúde da população idosa na Atenção Primária à Saúde - APS, aplicando e disseminando os conhecimentos adquiridos na rotina de trabalho. Para isso, aborda a Linha de cuidados para atenção Integral à saúde da pessoa idosa, com destaque para Estratificação dos perfis de funcionalidade para fins do cuidado (inclui sinais de alertas), Competências dos diferentes pontos de atenção (inclui articulação intersetorial) e Ações necessárias para a implementação da linha de cuidado da pessoa idosa.

Carga horária: 20 horas

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Abordagem familiar e manejo das fragilidades e da rede de apoio


Este recurso aborda a saúde das pessoas idosas em situação de fragilidade. Seu foco é na participação da família e na mobilização da rede de apoio - formal e informal - para a melhoria da qualidade de vida. Abordaremos, assim, a complexidade da atuação das equipes de Atenção Básica, seu trabalho em rede e sua atuação em contexto domiciliar e comunitário.

Carga horária: 12 horas

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Para saber mais sobre essas e outras ofertas UNA-SUS, acesse: www.unasus.gov.br/cursos.