Geral

UNA-SUS abre matrículas para o curso Doenças Endócrino-Metabólicas e Nutrição

- Ascom SE/UNA-SUS



A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) abre, nessa segunda-feira (12), as inscrições para o curso Doenças Endócrino-Metabólicas e Nutrição. O módulo é ofertado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), integrante da Rede de instituições de educação superior da UNA-SUS.

O curso é voltado para profissionais e gestores da área da saúde atuantes no SUS, mas também é aberto para estudantes e demais profissionais interessados no tema. As matrículas podem ser realizadas até 13 de março de 2017, pelo link.

Doenças endócrinas-metabólicas são aquelas relacionadas com a produção de hormônios como diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, osteoporose e outros agravos e originam-se a partir de vários fatores. No entanto, estas doenças podem ser prevenidas ou controladas. É o que explica o médico consultor da UNA-SUS, Paulo Coury.

De acordo com Coury, a alimentação balanceada é uma das principais abordagens para o controle de possíveis alterações das taxas metabólicas. Esse é um dos vieses do curso que aborda a avaliação nutricional nos principais comprometimentos endócrino-metabólicos, descrevendo as orientações alimentares feitas para indivíduos com obesidade, diabetes mellitus ou síndrome metabólica. “Adotar um estilo de vida com nutrição saudável, além da prática de atividades físicas, consultas e exames clínicos de rotina é o melhor caminho para prevenir esses males”, afirma o consultor.

O conteúdo também traz tópicos da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), ação que objetiva contribuir com a melhora das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira. Entre as estratégias da Política, destacam-se a promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis, a vigilância alimentar e nutricional, a prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição.

Ofertado de forma autoinstrucional (sem tutoria), esse curso é um dos módulos educacionais de capacitação que compõem os Programas de Valorização da Atenção Básica (PROVAB) e Mais Médicos. É composto por sete unidades e a carga horária é de 15h.

Sobre os Programas:

O Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica tem a finalidade de estimular e valorizar o profissional de saúde que atua em equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família.

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UERJ