Curso
UFSC e Ministério da Saúde lançam curso sobre atenção à saúde sexual e reprodutiva do homem
O curso aborda as questões de gênero, as masculinidades e os principais agravos na saúde sexual e reprodutiva dos homens, explorando o manejo dessas situações pelos profissionais de saúde na Atenção Primária à Saúde.
Estão abertas as matrículas para a primeira oferta do curso sobre atenção à saúde sexual e reprodutiva do homem, organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Ministério da Saúde e a UNA-SUS.
A capacitação visa auxiliar os profissionais na compreensão das questões de gênero e masculinidades, além de conhecer os principais agravos na saúde sexual e reprodutiva dos homens e o manejo dessas situações na Atenção Primária à Saúde (APS).
Profissionais da área da saúde, gestores e demais interessados no tema podem fazer a matrícula até o dia 14 de abril de 2026 pelo link. Com carga horária de 30 horas e dividido em três unidades, o curso aborda os direitos sexuais e direitos reprodutivos reconhecidos como um Direito Humano e suas implicações sobre a saúde dos homens; as construções sociais, políticas e econômicas sobre as questões de gênero e masculinidades; e as estratégias para envolver os homens nos aspectos relacionados à Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva.
Ao final da formação, espera-se que a abordagem preconizada possa subsidiar a tomada de decisão dos gestores atrelada às reais necessidades em saúde da população masculina, além de proporcionar aos profissionais de saúde a condução clínica mais apropriada no que se refere à saúde sexual e reprodutiva na APS.
Para saber mais sobre esse e outros cursos oferecidos pela UNA-SUS, acesse o site https://www.unasus.gov.br/cursos/