Curso

UFOP estreia na plataforma UNA-SUS com curso sobre problemas neurológicos

Com carga-horária de 60h, o curso tem como objetivo capacitar os profissionais de saúde no manejo dos principais problemas neurológicos tratados na Atenção Primária.

- Cissa Paranaguá - Ascom SE/UNA-SUS



Profissionais de saúde interessados em aprofundar os conhecimentos referentes aos problemas neurológicos mais frequentes na Atenção Básica, já podem se inscrever no curso de estreia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), uma instituição integrante da Rede UNA-SUS. O curso é livre, gratuito e certificado. As matrículas podem ser realizadas até 30 de novembro de 2020, pelo link. O início é imediato.

Desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, o curso surge no contexto do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) e tem como objetivo aumentar a resolutividade dos profissionais de saúde sobre os problemas neurológicos que surgem com mais frequência no âmbito da Atenção Primária e que ainda representam um desafio para esses profissionais.

“São problemas que comumente acontecem neste âmbito de atenção e que demandam abordagens específicas e diferenciadas nas unidades básicas de saúde. Em geral, há maior dificuldade em abordar questões neurológicas, se comparadas com problemas de outros órgãos e sistemas. Então, foi um privilégio receber essa encomenda como desafio inicial da UNA-SUS/UFOP”, destaca o médico e coordenador do curso, Leonardo Savassi.

Com carga horária de 60h, o curso é dividido em três unidades que abordam os temas relacionados aos problemas neurológicos mais frequentes na Atenção Básica, como cefaleia, tremores e desmaios. 

“A metodologia adotada pela UFOP é a de trilha de aprendizagem de múltiplos desfechos, nas quais a tomada de decisões define qual caminho o aluno toma na trilha, com a oportunidade de resolver problemas que simulam o mundo real, de corrigir condutas quando não se toma a melhor decisão. Então, os caminhos de aprendizagem que se tornam contextuais, porque simulam a realidade e porque respondem ao conhecimento prévio do profissional que se matricular”, explica Savassi.

O coordenador reitera a importância de iniciativas como a UNA-SUS para levar o conhecimento a todos os profissionais de saúde, com destaque às áreas mais remotas do país, onde o acesso ao conhecimento pode ser mais limitado.

“Estando inseridos em uma universidade rural, temos a clara intenção de ser uma fonte de consulta rápida e aprendizado para profissionais de saúde de regiões rurais e remotas, porque sabemos que tais profissionais muitas vezes têm apenas a UNA-SUS como fonte de aprendizagem. E é por isso que temos a responsabilidade de levar a melhor informação científica para uma aplicação prática de conhecimentos no âmbito da APS”, finaliza.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS acesse: www.unasus.gov.br/cursos


Fonte: SE/UNA-SUS