Geral

UFMG abre inscrições para cursos do Programa de Atenção Domiciliar

- Claudia Bittencourt



A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), integrante da Rede UNA-SUS, abre inscrições para novas turmas de três cursos do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar à Distância.  O relançamento é referente às ofertas dos cursos Atenção Domiciliar na Rede de Atenção Básica à Saúde, Princípios para o Cuidado Domiciliar por Profissionais de Nível Superior e Oxigenoterapia e Ventilação Mecânica em Atenção Domiciliar. As matrículas poderão ser feitas de 2 de março a 31 de maio de 2015, pelo link:  https://www.nescon.medicina.ufmg.br/agora/cursos/.

O editor do Programa Multicêntrico, Leonardo Savassi, destaca que os três cursos tiveram ótima aceitação anteriormente. “Os temas abordados são fundamentais para profissionais que cuidam de pacientes em casa”, afirma.

Os alunos têm até 30 de junho para concluir a qualificação. Para se inscrever, é necessário possuir registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Os cursos também disponibilizam o acesso como visitante identificado – nesse caso, não há emissão de certificado.

Ao total, são 3.500 vagas para todo o Brasil, voltadas para profissionais de saúde de nível superior e técnico, que estejam inseridos nas Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e nas Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP) - que compõem o Programa Melhor em Casa, nas Equipes de Atenção Básica e nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), bem como os profissionais de saúde que trabalhem na gestão dos Serviços de Atenção Domiciliar (SAD) e demais gestores.

Os cursos ministrados distância, autoinstrucionais, sem intermediação ou apoio de tutor. Todas as atividades são autoinstrucionais e disponibilizadas online. O conteúdo do curso pode ser acessado a partir de computadores e laptops, tablets ou smartphones por meio de qualquer navegador.

Os cursos foram produzidos pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Minas Gerais (Nescon/UFMG) em parceria com o Ministério da Saúde, Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde e Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

Confira as ofertas:

Atenção Domiciliar na Rede de Atenção Básica à Saúde

O curso aborda a organização da Atenção Domiciliar no âmbito da Rede Básica de Saúde.

O curso se desenvolve em cinco unidades educacionais:

  • Unidade 1 - Território, Redes de Atenção e necessidades de Saúde.;
  • Unidade 2- Gestão e organização da Atenção Domiciliar na Rede Básica de Saúde;
  • Unidade 3 - Avaliação, monitoramento da atenção domiciliar na Rede Básica de Saúde;
  • Unidade 4 -Classificação, níveis de complexidade e riscos da Atenção Domiciliar na Rede Básica de Saúde;
  • Unidade  5 - Plano de cuidado individual na Atenção Domiciliar destacando ações de natureza complementar e compartilhada e ações assistenciais específicas da equipe de enfermagem, do enfermeiro, do médico, do agente comunitário de saúde e do Núcleo de Apoio a Saúde Família (NASF).

Vagas: 1.500

Carga Horária: 45 horas

Público-alvo: Biomédico; Médico; Cirurgião-dentista; Farmacêutico; Enfermeiros; Fisioterapeuta; Nutricionista; Fonoaudiólogo; Terapeuta ocupacional; Profissionais da educação física; Psicólogo; Assistente social; Técnicos de enfermagem; Técnicos da área de odontologia; Agente comunitário de saúde - todos com registro no Cadastro Nacional de Saúde (CNES).

Princípios para o Cuidado Domiciliar por Profissionais de Nível Superior

O curso tem como objeto procedimentos e cuidados cuja complexidade, frequência e especificidade impõem a intervenção e ação de profissionais de saúde do nível superior, quando realizado com a pessoa em Atenção Domiciliar.

O curso se desenvolve em sete unidades educacionais:

  • Unidade 1 – Estomas
  • Unidade 2 – Lesões cutâneas crônicas
  • Unidade 3 – Acesso venoso central
  • Unidade 4 – Fecaloma: abordagem clínica, princípios e intervenções
  • Unidade 5 – Diálise
  • Unidade 6 – Paracentese abdominal terapêutica
  • Unidade 7 – Princípios para o cuidado à saúde bucal na atenção domiciliar


Vagas: 1 mil vagas

Carga horária: 60 horas

Público alvo: cirurgião dentista; enfermeiro; fisioterapeuta e médico - com registro no Cadastro Nacional de Saúde (CNES).

Oxigenoterapia e Ventilação Mecânica em Atenção Domiciliar

O curso capacita o participante para dar assistência a pessoas com problemas respiratórios em casa. O São abordados os seguintes temas: oxigenoterapia, ventilação mecânica, traqueostomia e avaliação e fisioterapia respiratória.

Total de vagas: 1 mil vagas
Carga horária: 45 horas

Público-alvo: profissionais de saúde de nível m superior das UBS e do SAD (EMAD e EMAP): assistente social, cirurgião dentista, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, nutricionista, psicólogo e terapeuta ocupacional - com registro no Cadastro Nacional de Saúde (CNES).

O curso se desenvolve em quatro unidades educacionais:

  • Unidade 1 – Oxigenoterapia
  • Unidade 2 – Ventilação Mecânica
  • Unidade 3 – Traqueostomia
  • Unidade 4 – Avaliação e fisioterapia respiratória

Informações:

(31) 3409-9936

https://www.nescon.medicina.ufmg.br/agora/cursos/

 

Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UFMG