Institucional
Ufal reabre seleção de facilitadores para Programa Mais Médicos
Processo seletivo oferece 42 vagas para médicos com experiência em Atenção Primária à Saúde; inscrições estão abertas até 24 de julho.
Estão abertas, até o dia 24 de julho, as inscrições para o processo seletivo de facilitadores do Curso de Especialização em Medicina de Família e Comunidade, ofertado na modalidade a distância (EaD). A formação integra a execução em rede do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participa da oferta por meio da Faculdade de Medicina (Famed) e da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied).
A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo SIGAA/Ufal, até às 23h59 do dia 24 de julho, por meio do link.
A seleção oferece 42 vagas, com reserva para pessoas autodeclaradas negras, indígenas, quilombolas, com deficiência e pessoas trans. Os facilitadores selecionados irão atuar na formação de médicos da Atenção Primária à Saúde e receberão uma bolsa mensal de R$ 5.000, com duração prevista de até 24 meses.
Para participar, é necessário ter graduação em Medicina; registro ativo no Conselho Regional de Medicina (CRM); mínimo de três anos de experiência no exercício da profissão; e disponibilidade de 20 horas semanais, incluindo atividades síncronas e formação continuada.
Além da Ufal, integram a Rede UNA-SUS neste processo seletivo: Fiocruz Pernambuco (Fiocruz/PE), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Atenção: inscrições devem ser refeitas
A reabertura do período de inscrições ocorre após o cancelamento do edital anterior (nº 02/2025), devido a problemas técnicos no sistema da Ufal. Por isso, mesmo os candidatos que já haviam se inscrito devem realizar uma nova submissão, agora pelo link atualizado. Apesar da mudança, os critérios de seleção permanecem os mesmos.
Participação inédita da Ufal
Essa é a primeira vez que a Ufal participa da oferta nacional do curso. Em abril, o coordenador adjunto da UNA-SUS/Ufal, professor Guilmer Brito, representou a universidade na Reunião Geral da Rede UNA-SUS, na Fiocruz Brasília, quando foi confirmada a inclusão da instituição como ofertante.
“Essa conquista reforça a competência da Ufal na oferta de cursos a distância na área da saúde e nos posiciona como uma referência nacional nesse campo, ampliando nosso compromisso com a formação de profissionais voltados para o SUS”, destacou o professor.
Clique aqui e saiba mais sobre o Processo de Seleção de Facilitadores do Curso de Especialização em Medicina de Família e Comunidade, ofertado na modalidade a distância (EaD).