Curso

UEA estreia na UNA-SUS com curso sobre Atenção à Saúde da População Ribeirinha

A qualificação promove conhecimentos acerca dos principais agravos dessa população, considerando a realidade social e cultural da população ribeirinha por suas especificidades regionais.

- Claudia Bittencourt - Ascom SE/UNA-SUS



Já estão abertas as matrículas para o primeiro curso autoinstrucional online da Universidade Estadual do Amazonas, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UEA). O objetivo é capacitar profissionais e estudantes da saúde para a atuação direcionada aos cuidados específicos em populações ribeirinhas, bem como seus agravos mais frequentes, culturas e hábitos de vida, alimentação e organização social.

As matrículas podem ser realizadas até 31 de dezembro de 2021, pelo link. O início é imediato e, como em todos os cursos da UNA-SUS, a oferta é totalmente gratuita e oferece certificado.

Com carga horária de 60 horas, os conteúdos da qualificação consideram a realidade social e cultural da população ribeirinha por suas especificidades regionais, marcadas por grande dispersão demográfica, e que possuem os rios como principal meio de transporte, representando um desafio para o acesso e efetivação de atividades em saúde.

Os profissionais irão conhecer e entender os tipos de equipes da APS que trabalham com populações ribeirinhas - Equipe de Saúde da Família Ribeirinha (ESFR) e Equipe de Saúde da Família Fluvial (ESFF) -, bem como suas diferenças no processo de trabalho. Irão conhecer e entender os recursos, equipamentos e fluxos do SUS disponíveis nas regiões onde residem populações ribeirinhas, apresentar e discutir os escopos, ações e procedimentos clínicos apropriados para as equipes que atuam nas regiões com populações ribeirinhas, contribuindo para que esses profissionais sejam capacitados para o atendimento integral à saúde dessas pessoas.

Para a coordenadora da UNA-SUS Amazônia, Waldeyde Magalhães, “o conhecimento adquirido com o curso vem de encontro com a universalidade e acessibilidade, pois o profissional médico poderá prestar uma assistência igualitária e direcionar para resolutividade das dificuldades relacionadas ao acesso aos serviços de saúde dessas populações”, afirma.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse: www.unasus.gov.br/cursos.

Serviço:

Curso de qualificação, autoinstrucional, online e gratuito.

Profissionais e estudantes da saúde podem se matricular até 31 de dezembro, pelo link.