Curso

UNA-SUS/UFSC lança curso sobre tabagismo

Com carga-horária de 30h, a oferta aborda as principais ações e políticas públicas, até os protocolos específicos de atendimento, prevenção e controle do tabagismo na Atenção Básica.

- Ascom SE/UNA-SUS



Apesar do crescente declínio do número de fumantes em todo o mundo, o tabagismo ainda é um dos principais problemas de saúde enfrentados no Brasil. Diante deste cenário, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – integrante da Rede UNA-SUS – lança o mais novo curso Controle do Tabagismo na Atenção Básica.

Com carga-horária de 30h, a oferta busca instrumentalizar os profissionais das equipes da Atenção Básica para atuarem na prevenção e no controle do tabagismo. Para isso, são apresentadas as mais recentes evidências científicas, o que corrobora para que o profissional de saúde possa se desenvolver e atualizar profissionalmente.

O curso é livre, gratuito, totalmente autoinstrucional e tem início imediato. As inscrições podem ser realizadas até 31 de dezembro de 2018, pelo link.

Dividida em três unidades, a qualificação aborda desde as principais ações e políticas públicas desenvolvidas em âmbito nacional e internacional, até os protocolos específicos de atendimento, prevenção e controle do tabagismo na Atenção Básica.

Desta forma, na primeira unidade são apresentadas a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco e as principais ações desenvolvidas pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo, com o objetivo de reduzir a prevalência de fumantes e a morbimortalidade relacionada ao tabagismo no Brasil, bem como os principais indicadores epidemiológicos do tabagismo no Brasil e a evolução nos últimos anos.

Já na segunda unidade são abordados o diagnóstico e o tratamento do tabagismo, com destaque especial às estratégias e recomendações de abordagem nos grupos especiais de fumantes.

A terceira unidade finaliza o conteúdo do curso com as diretrizes de cuidado à pessoa tabagista no âmbito da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas do Sistema Único de Saúde.

Para saber mais sobre esse e outros cursos da rede UNA-SUS, acesse o link: www.unasus.gov.br/cursos