Geral

Sociedade Brasileira de Imunizações lança guia de saúde voltado para turistas

- Ascom SE/UNA-SUS



Grandes eventos representam situações que ampliam a interação entre pessoas de diversas partes do mundo e que podem colocar a saúde em risco.  Por isso, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) lançou o “Guia de Saúde – Viagens e Grandes Eventos”, um manual de saúde que orienta turistas locais e estrangeiros que viajam pelo Brasil. O Guia traz informações relacionadas segurança da saúde, como vacinas e medicamentos. A publicação também traz outras orientações sobre como obter seguros de viagem e visto para entrada no Brasil, além de dicas práticas para driblar o jet lag  e para segurança nas praias. O Manual está disponível em português, inglês e espanhol. Confira aqui.

De acordo com o Ministério do Turismo, pelo menos 3 milhões de viajantes nacionais e outros 600 mil turistas estrangeiros se deslocarão pelo País durante a Copa do Mundo. 

Para evitar doenças relacionadas ao deslocamento, algumas vacinas precisam estar em dia como: Hepatites A e B; Poliomielite; Difteria, Tétano e Coqueluche; Febre Amarela; Meningite Meningocócica (MM); HPV; Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Varicela; Tuberculose; Pneumonias, Meningites, Otites e Sinusites; Raiva Humana; Cólera e Diarreia do Viajante (DV).

A vacinação do turista é importante para a proteção dele, e também das pessoas que vivem nos países que ele visitará, uma vez que previne a introdução de doenças controladas nos locais de visitação. Além disso, a imunização evita que, ao retornar para casa, o turista se transforme em um “vetor” de vírus e bactérias.

O Regulamento Sanitário Internacional (RSI) permite que os países exijam o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) para a entrada de estrangeiros em seu território, e isso pode ocorrer mesmo com os viajantes apenas em trânsito pelos aeroportos.

O Brasil não exige esse documento, mas recomenda que todas as pessoas que vivem ou se dirigem para as áreas em que há recomendação de vacinação de rotina contra a febre amarela estejam vacinadas.

Tecnologia

O Ministério da Saúde está usando tecnologia de ponta para desenvolver um aplicativo, destinado aos torcedores, que fornecerá informações úteis sobre saúde, tais como localização de hospitais e farmácias. O aplicativo também monitora informações de saúde em redes sociais e faz o mapeamento de tendências de ocorrências epidemiológicas, além  de mapear o fluxo de viajantes vindo para o Brasil e a situação de risco de seus países de origem, por meio da detecção digital de doenças.

A partir dos resultados, serão tomadas providências para informar e proteger a população. O aplicativo poderá ser acessado pelo celular.

O Ministério da Saúde possui uma página  voltada para o viajante, onde é possível encontrar as informações mais importantes para prevenção de Saúde.

Cartazes e um livro de bolso com as mesmas informações serão afixadas em locais de grande fluxo.

 

Fonte: Portal Brasil, editada pela UNA-SUS