Geral

SNCT 2021 na Fiocruz deixa 85 horas de atividades disponíveis

Foram 84 atividades, sendo 48 no YouTube da Fiocruz, nove nos canais de YouTube e TV do Canal Saúde e 27 no Zoom. São cerca de 85 horas de atividades disponíveis nas redes, gratuitas e acessíveis.

- Ascom SE/UNA-SUS



Chega ao fim a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2021) na Fiocruz. Durante todo o mês de outubro a Fiocruz promoveu cerca de 160 atividades on-line, mobilizando um público de mais de 24 mil pessoas. A SNCT é uma das principais iniciativas de divulgação científica da Fundação; e uma das principais políticas públicas instituídas na área no país. O evento é coordenado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, acontecendo desde 2004, sempre no mês de outubro.

O tema desta 18ª edição foi A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. Foram diversos assuntos abordados, com destaque para os eixos temáticos Covid-19, vacinas e ambiente e saúde.

As programações ao vivo aconteceram entre os dias 4 e 8 de outubro. Foram 84 atividades, sendo 48 no YouTube da Fiocruz, nove nos canais de YouTube e TV do Canal Saúde e 27 no Zoom. Foram painéis temáticos, papos virtuais, apresentações culturais, boletins e muitos momentos de troca com pesquisadores, estudantes jovens e crianças.

A partir do dia 13, foram lançadas 62 programações previamente gravadas. São atividades interativas, vídeos no formato portas abertas e ambientes virtuais, atividades infanto-juvenis, intervenções artísticas e depoimentos. Sem contar com os 11 episódios de podcasts, que já haviam sido lançados em setembro como parte do Esquenta SNCT.

Evento on-line

Por conta da pandemia de Covid-19, a SNCT precisou se totalmente on-line pelo segundo ano consecutivo. Apesar das dificuldades de interação com o público, a mudança de formato também trouxe vantagens. Antes, a Semana Nacional acontecia separadamente nas diferentes unidades, escritórios e sedes da Fiocruz. Agora, ela passou a ser um evento só, integrando toda comunidade Fiocruz, em conversas que unem pesquisadores da Fiocruz Amazônia, com Fiocruz Brasília, Bahia, Minas etc..

Além disso, as produções da SNCT continuam disponíveis nos canais da Fiocruz por tempo indeterminado. Todas as atividades que aconteceram na Semana de 2021 - e de 2020 - podem ser assistidas. O conteúdo continua disponível no canal do YouTube da Fiocruz e do Canal Saúde. Também é possível acessar tudo pelo site do evento. São cerca de 85 horas de atividades gratuitas e acessíveis. As atividades ao vivo contam com interpretação em libras; e as gravadas possuem duas versões: uma com libras e legenda e outra com audiodescrição.

"Agradecemos a todos e todas a companhia durante o evento, que mostra o nosso compromisso com a ciência, a saúde pública e o desenvolvimento do Brasil", afirmam os organizadores da SNCT 2021 na Fiocruz.