Institucional

Sistemas Estruturantes da UNA-SUS foi tema de palestra no 26º Encontro Nacional da Rede UNA-SUS

Foi destacada a importância do ARES e da Plataforma Arouca, que formam a base tecnológica da UNA-SUS.

- Claudia Bittencourt - Ascom SE/UNA-SUS



No segundo dia do 26º Encontro Nacional da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), que ocorre virtualmente de 7 e 11 de dezembro de 2020, o tema foi Sistemas Estruturantes da UNA-SUS.

Inicialmente, a cientista da informação responsável pelo ARES, Aline Jacob abordou a importância do ARES, que já possui mais de 15 mil recursos e possui acessos em todo Brasil, com bastante capilaridade. “O ARES também chega aos menores municípios, onde as demandas de capacitação dos profissionais de saúde e de ensino são maiores", afirmou.

Após a implantação da UNA-SUS em 2010, o ARES também foi iniciado, “foram dois anos de trabalho para implementação do repositório, e o acervo vem evoluindo junto com a UNA-SUS”, disse Aline.

Jacob também destacou ferramentas importantes do Acervo, como a possibilidade de importação em lote dos Trabalhos de Conclusão de Curso, que tem sido fundamental para auxiliar as instituições que possuem grandes quantidades de trabalho armazenados. 

Aline também falou sobre a reutilização dos materiais, um dos princípios do ARES. Para que possa haver a reutilização, os materiais precisam estar em consonância com os padrões tecnológicos da UNA-SUS, como o uso do Pacote Padrão UNA-SUS; além da validação técnica e garantia dos direitos autorais. Foi destacado também que, mais do que um repositório de materiais, o ARES é uma ferramenta para preservação da memória não só da UNA-SUS, como da saúde pública brasileira.

Para tratar dos Sistemas Estruturantes da UNA-SUS, o engenheiro de software da SE/UNA-SUS, Onivaldo Rosa Junior apresentou a relação entre a Plataforma Arouca, cadastros acadêmicos, portal institucional, monitoramento, webportfolio, suporte e bases analíticas (como o CNS, CNES e CRM). “Além das informações amplas e públicas, é importante que as IES tenham acesso a dados que compõem o sistema de monitoramento”, explicou.

Onivaldo abordou também os sistemas de autenticação e segurança atualizados, como o Acesso UNA-SUS, que possibilita que o usuário utilize um login único para todos os serviços da UNA-SUS, como matrículas, acesso ao portal UNA-SUS, ARES e suporte. Somente em 2020, a UNA-SUS já fez mais de 5 milhões de autenticações.

O Especial da COVID-19 produzido pela SE/UNA-SUS  também foi destaque na apresentação. “Como reagimos muito rapidamente na criação desse portal, chegamos a ser referência sobre a doença inclusive no Google. A UNA-SUS agiu em momento oportuno”, ressaltou.

Com o lançamento do hotsite e os lançamentos dos primeiros cursos sobre a COVID-19, a UNA-SUS chegou a 27 mil cadastros em uma semana.



Fonte: SE/UNA-SUS