Geral

Sistema UNA-SUS é destaque durante congresso internacional

- Ascom SE/UNA-SUS



O 23º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Educação à Distância (CIAED) segue a todo vapor. Nesta terça-feira (19), o secretário executivo da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), Francisco Campos, apresentou o Sistema UNA-SUS aos participantes do evento, que ocorre em Foz do Iguaçu (PR) até o dia 21. O Congresso conta com a participação e o compartilhamento de experiências de diversas instituições da Rede UNA-SUS em sua programação.

A palestra entrou no circuito da mostra institucional do CIAED, que tem por objetivo dar visibilidade às experiências implementadas com base na formulação de conhecimento e educação permanente para a gestão estratégica e participativa. Campos apresentou o Sistema UNA-SUS, bem como a história de sua criação, abordando as relações das ações de educação à distância desenvolvidas pela UNA-SUS e a Política de Educação Permanente dos Profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Para Campos, ”os profissionais de saúde merecem ter acesso a educação permanente de qualidade, que não pode ser apenas presencial”, afirmou.

“Já temos quase dez anos de UNA-SUS, com um marco muito impactante, que é o fato de termos alcançado 1 milhão de matrículas, a partir dessa iniciativa em saúde sem precedentes”, afirmou.

Como exemplo de sucesso, Campos citou o curso Zika: abordagem clínica na Atenção Básica, que chegou a mais de 45 mil pessoas inscritas em menos de oito meses. “Isso mostra um pouco da capilaridade da UNA-SUS no país”, destaca.

O secretário também apresentou dados sobre a cobertura municipal dos cursos da UNA-SUS, que está presente em 98% dos municípios brasileiros. Campos acrescentou dados sobre o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES), que atualmente é o maior repositório em saúde da América Latina, contando com cerca de 10 mil materiais educacionais.

CIAED - O 23º Congresso Internacional de Educação a Distância (CIAED) é promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e até o dia 21 de setembro empresas, pesquisadores, educadores e autoridades em EaD debaterão metodologias ativas e tecnologias aplicadas à educação, por meio do compartilhamento de experiências e apresentação de artigos científicos. A expectativa é que 2.500 pessoas participem do evento.

Para conferir a programação, basta acessar o site do evento: http://www.abed.org.br/hotsite/23-ciaed/pt/programacao/.

Acesse todas as notícias sobre o evento no portal UNA-SUS!

Fonte: SE/UNA-SUS, por Claudia Bittencourt. Fotos: Cissa Paranaguá (SE/UNA-SUS)