Geral

Seminário do Centro de Estudos propõe reflexão sobre mídia e epidemias

- Ascom SE/UNA-SUS



Amanhã, 07 de junho, às 14h, será lançado o site do Observatório Saúde na Mídia. O projeto, que monitora diferentes jornais brasileiros, busca promover a reflexão sobre os meios de comunicação e suas relações com a saúde.

O lançamento acontecerá durante o Seminário do Centro de Estudos “Observatório Saúde na Mídia Debate: Epidemias, jornalismo e (in)visibilidades”, com participação do chefe de reportagem da TV Brasil/EBC, Vitor Orlando Gagliardo, a jornalista de O Globo Ana Lucia Azevedo e a doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo Cláudia Malinverni.  Com mediação do diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Umberto Trigueiros, o debate vai buscar compreender o processo de produção da notícia jornalística em tempos de epidemias, os desafios, dificuldades e prioridades da cobertura midiática. Considerando-se que a imprensa é uma das principais fontes de informação em saúde para a população, é fundamental que se monitore como essas informações são construídas pelos veículos de imprensa.

Após o lançamento, o site do Observatório Saúde na Mídia estará acessível em endereço próprio a ser divulgado e também na página Icict. As análises produzidas pelos pesquisadores do Observatório, com base no monitoramento diário da imprensa, serão disponibilizadas online, para que gestores, trabalhadores e população em geral possam refletir sobre as notícias de saúde com base também, em pesquisa científica. O site também abrigará artigos de pesquisadores convidados de outras instituições, que trabalham com o tema da saúde nos meios de comunicação.  Estão previstas ainda edições periódicas do evento Observatório Saúde na Mídia Debate, com análises da cobertura midiática sobre temas específicos da saúde.

O Observatório é um projeto de pesquisa do Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (LACES/ICICT/FIOCRUZ). Haverá transmissão ao vivo, pela internet.

Seminário do Centro de Estudos

Observatório Saúde na Mídia Debate: Epidemias, jornalismo e (in)visibilidades – lançamento do site e mesa de debates
07 de junho, às 14h

Local: Auditório do Icict - Av. Brasil, 4365 – Pavilhão Haity Moussatché,  Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ

Inscrições: eventos.icict.fiocruz.br

Mais informações: (21) 3882-9250/9146/9057/9224

Transmissão via web: http://webcon2.rnp.br/fiocruz_cinco

 

Fonte: LACES/ICICT, por Mariella Oliveira-Costa