Curso

Segurança pública e inclusão social: matrículas abertas para curso online sobre acessibilidade em delegacias

A iniciativa é fruto da parceria entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e a UFMA.

- Ascom SE/UNA-SUS



A Universidade Federal do Maranhão está com matrículas abertas para o novo curso online Acessibilidade nas Delegacias Brasileiras e Atendimento às Mulheres e Meninas com Deficiências e Doenças Raras. O objetivo é oferecer assistência adequada à população feminina com deficiência e doenças raras nos serviços de segurança pública, de modo a salvaguardar os direitos e as liberdades fundamentais dessa parcela da sociedade, aumentando a comunicação e a interação entre esse grupo e o agente público, sanando barreiras atitudinais e comunicacionais.

Profissionais e servidores dos órgãos da segurança pública envolvidos no atendimento à sociedade e demais interessados pela temática, já podem se matricular no curso pelo link. O início é imediato e o curso é totalmente gratuito.

A capacitação é fruto da articulação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) em parceria com a Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão - DTED/UFMA.

O curso é desenvolvido em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras) e disponível também em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, sendo eles: PDF, infográfico interativo, vídeos, e-books entre outros.

PANORAMA DA VIOLÊNCIA

De acordo com dados divulgados pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos em 2019, foram registradas 12,9 mil denúncias de violações contra pessoas com deficiência. Além disso, em 2020 houve um aumento substancial de violência contra as mulheres no Brasil, em decorrência do isolamento social resultante da pandemia. Tais dados demonstram a importância de reformular as políticas públicas atuais e propor novas soluções para um maior acolhimento a essas mulheres, principalmente as com deficiência.

Constata-se ainda que os crimes de violência contra a população PcD os atingem de uma forma ainda mais crítica devido às dificuldades em realizar as denúncias e registrar as ocorrências nos órgãos competentes. Essas dificuldades nascem nos obstáculos urbanísticos, arquitetônicos, de comunicação e informação e, principalmente, nas barreiras atitudinais, que dizem respeito a comportamentos e práticas discriminatórias em relação à Pessoa com Deficiência.

SOBRE O CURSO

Com carga horária de 30 horas, dividido em cinco módulos, o curso aborda uma gama de assuntos relacionados à história e aos direitos da população PcD, com destaque para a evolução do conceito de deficiência; direitos das Pessoas com Doenças Raras; marcos legais para acessibilidade; comportamento sociocultural de convivência e eliminação da discriminação em relação à deficiência; tecnologia assistiva e comunicação alternativa; perspectivas teóricas sobre estigmas e vulnerabilidade; a diversidade das pessoas com deficiências e com doenças raras. Formas de violência contra a mulher e acionamento da rede de proteção.

O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela Universidade Federal do Maranhão.

 
SOBRE A DTED/UFMA

A Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) é o setor responsável pela gestão da modalidade Educação a Distância na UFMA e reúne os programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).