Curso
Seguem abertas as matrículas para o sexto e último módulo do Curso de Aperfeiçoamento em Atributos da APS, ofertado pela UNA-SUS em parceria com a UFMG
O sexto módulo, intitulado “Ferramentas de Abordagem Comunitária e a Competência Cultural”, integra a trilha formativa do curso. Os módulos podem ser realizados de forma isolada ou como trilha completa até fevereiro deste ano.
Estão abertas as matrículas para o sexto e último módulo do Curso de Aperfeiçoamento em Atributos da Atenção Primária à Saúde (APS), intitulado “Ferramentas de Abordagem Comunitária e a Competência Cultural”. A oferta é da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon), em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS) e a UNA-SUS.
Profissionais de nível superior graduados em cursos da área da saúde podem se matricular até o dia 20 de fevereiro de 2026, pelo link.
O curso é online, autoinstrucional, tem carga horária de 30 horas e compõe a trilha formativa do Curso de Aperfeiçoamento em Atributos da Atenção Primária à Saúde (APS). O foco é qualificar profissionais da saúde para a aplicação de ferramentas de abordagem comunitária no cuidado na APS.
O objetivo deste novo módulo é oferecer aos profissionais de saúde uma imersão em ferramentas voltadas para a abordagem comunitária e o desenvolvimento da competência cultural na APS. A formação promove o reconhecimento do território como unidade de intervenção, com foco em ações coletivas, diagnóstico situacional, cuidado a populações vulnerabilizadas e atuação frente a desastres e epidemias, fortalecendo o cuidado integral e equitativo no Sistema Único de Saúde (SUS).
Curso de Aperfeiçoamento em Atributos da APS
A trilha completa do Curso de Aperfeiçoamento em Atributos da APS é composta por seis módulos, totalizando 180 horas. O objetivo da capacitação é suprir a necessidade de fortalecimento da APS como eixo estruturante do SUS, abordando desafios relacionados à resolutividade e à qualidade do cuidado.
A capacitação também destaca a importância da mudança paradigmática nos modelos de atenção à saúde, com o objetivo de tornar o atendimento mais acessível, integral e coordenado, com enfoque na abordagem biopsicossocioespiritual e na prevenção quaternária, estratégia que busca evitar danos à saúde decorrentes de intervenções diagnósticas, terapêuticas ou medicamentosas excessivas.
Os módulos podem ser cursados isoladamente, como qualificação com carga horária de 30 horas. Para obter a certificação integral do Programa de Aperfeiçoamento em Atributos da Atenção Primária à Saúde, com carga horária total de 180 horas, é necessário ser profissional de saúde de nível superior, realizar a inscrição no programa modular por meio do Espaço Aluno, na aba “Meus Programas Modulares” da Plataforma Arouca, e concluir os seis cursos que compõem a trilha na mesma oferta.
- Conheça os módulos:
Módulo 1
Conceito e Princípios Norteadores
Acesse aqui
Módulo 2
Potencializando a prática na APS: a gestão da clínica na APS
Acesse aqui
Módulo 3
Ferramentas de Abordagem clínica para um cuidado integral na APS
Acesse aqui
Módulo 4
Longitudinalidade do cuidado e o uso de tecnologias de informação na APS
Acesse aqui
Módulo 5
Potencializando a prática na APS: Ferramentas de abordagem familiar
Acesse aqui
Módulo 6
Potencializando a prática na APS: Ferramentas de Abordagem Comunitária e a Competência Cultural
Acesse aqui
- Trilha completa:
Acesse aqui a trilha completa.
Para saber mais sobre os cursos oferecidos pela UNA-SUS, acesse www.unasus.gov.br/cursos.