Geral

Secretário Executivo da UNA-SUS participa de lançamento da UNA-SUS/UFMA Store

- Claudia Bittencourt



O secretário executivo da UNA-SUS, Francisco Campos participou do lançamento da UNA-SUS/UFMA Store, loja que reúne cursos livres em formatos de aplicativos produzidos pela Universidade Federal do Maranhão, integrante da Rede UNA-SUS. O evento foi realizado nessa terça-feira (31), no auditório Azul do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), em São Luís, Maranhão. Na oportunidade, também foram apresentadas ao secretário todas as inovações tecnológicas realizadas pela UNA-SUS/UFMA ao longo dos anos. Foto: Divulgação UFMA

O reitor da UFMA, Natalino Salgado, agradeceu a presença do Secretário Executivo no lançamento da UNA-SUS/UFMA Store, reforçando o papel de Francisco Campos como um dos pioneiros na implantação de um serviço que oferece a capacitação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Natalino Salgado ainda destacou a parceria que há entre o Sistema UNA-SUS a UFMA e o HU-UFMA, reforçando também o trabalho da coordenação geral da UNA-SUS/UFMA no desenvolvimento de novas tecnologias. 

 

“Nós temos saído à frente em termos de tecnologia e isso se deve muito a nossa equipe multidisciplinar e a coordenação feita com muita eficiência pela professora Ana Emília”, disse o reitor.

Para a coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emília Figueiredo de Oliveira, essa visita foi de extrema importância, pois ratifica um dos objetivos da UNA-SUS, que é o intercâmbio de conhecimento. Ana Emília ainda falou do prestígio que foi a presença do Secretário Executivo da UNA-SUS no evento e destacou a importância de Campos na disseminação de uma educação a distância de qualidade.

Foto: Divulgação UFMA

“O Francisco Campos foi o mentor da UNA-SUS e é um grande entusiasta das tecnologias voltadas para a educação e saúde. Ele está prestigiando a UNA-SUS/UFMA e ao mesmo tempo nós estamos trocando muitas informações de como podemos ainda contribuir (UFMA e UNA-SUS/UFMA) com o Sistema UNA-SUS”, explica.

O secretário executivo da UNA-SUS, Francisco Campos, falou do papel pioneiro que a UNA-SUS/UFMA vem desenvolvendo na produção de inovações tecnológicas, oferecendo materiais que instigam cada vez mais os usuários. Na oportunidade, o Secretário cumprimentou também o reconhecido trabalho realizado por Natalino Salgado e Ana Emília.

“A UNA-SUS do Maranhão vem assumindo uma liderança muito grande entre o conjunto de universidades que fazem parte da rede UNA-SUS, no sentido da inovação tecnológica e dos avanços que fez na questão de tornar o conteúdo educacional mais interessante. Estou cumprimentando cada vez mais a coordenadora Ana Emília e o reitor Natalino por esse lançamento com a certeza de que existe um pioneirismo muito grande da UNA-SUS/UFMA”, disse.

UNA-SUS/UFMA Store– É uma loja virtual de cursos livres desenvolvidos pela UNA-SUS/UFMA, disponíveis para download, cujos conteúdos podem ficar armazenados para acesso offline, o que facilita o estudo mesmo em áreas sem acesso à internet. Inicialmente a loja terá 38 cursos disponíveis em formato de aplicativos, número este que estará aumentando continuamente, sendo uma valiosa ferramenta para reunir os mais importantes conteúdos na área da saúde, além de cursos de Língua Portuguesa que foram produzidos visando facilitar a correta comunicação na EaD.

Foto: Divulgação UFMA

A ideia de lançar a loja surgiu com a necessidade de armazenar em apenas um local todos os aplicativos produzidos pela UNA-SUS/UFMA, que em breve serão 50. Com isso a UNA-SUS/UFMA busca facilitar ainda mais ensino-aprendizado e a difusão de conhecimento, já que os aplicativos são gratuitos e disponíveis para qualquer pessoa.

Para o coordenador de Tecnologias e Hipermidias da UNA-SUS/UFMA, Rômulo Martins, os aplicativos disponíveis em apenas um local, facilitará a localização de qualquer curso em interesse, pois permitirá ao aluno acessá-lo em qualquer lugar, a qualquer hora, diretamente da loja da UNA-SUS/UFMA Store.

“Criamos uma central de aplicativos em que o aluno pode baixar o conteúdo que desejar e desinstalá-lo a hora que quiser. Além disso, depois que ele baixa, o aplicativo ficará disponível de forma offline e móvel, assim ele poderá levar o conteúdo para qualquer lugar”, explica.

Para o engenheiro de software da Secretaria Executiva da UNA-SUS, Onivaldo Rosa Júnior, a UNA-SUS/UFMA vem conseguindo as novas linhas de desenvolvimento para web, integração de sistemas e é uma das instituições da rede que mais agrega, desenvolve e está mais conectada com esse movimento.

“Tudo isso é altamente favorável ao que a Secretaria Executiva espera de uma produção em rede, então tem um potencial de compartilhamento, utilização e distribuição de material muito bom”, afirma.

A UNA-SUS/UFMA Store já está disponível no Google Play e ficará em breve disponível na Apple Store.

Homenagem – Durante o evento, o reitor da UFMA entregou ao Secretário Executivo a Medalha de Honra ao Mérito Dr. Antonio José Jorge Martins. A insígnia é entregue às personalidades que de alguma forma colaboram para o engrandecimento e desenvolvimento global do HU-UFMA.

Foto: Divulgação UFMA

Para o reitor, um reconhecimento pelo trabalho que Francisco Campos vem realizando em prol da saúde e educação. “Ficamos satisfeitos em entregar essa medalha pelo reconhecimento do trabalho que ele faz em nível nacional não só na área da saúde, mas também na área da educação”, disse.

Francisco Campos dedica a homenagem a toda equipe da UNA-SUS. “Fico extremamente satisfeito em receber essa medalha hoje em reconhecimento do meu trabalho, não é um reconhecimento individual, mas é um reconhecimento a toda a equipe que trabalha na UNA-SUS e acredito que a essa persistência que nós tivemos de acreditar, nos últimos 30 anos, que era possível mudar. Melhorar a saúde é possível e manter as pessoas com a vida maior e mais saudável”, reforça.

Assista ao vídeo sobre o evento abaixo:

Fonte: Comunicação UNA-SUS/UFMA