Institucional

Secretária Executiva da UNA-SUS participa do 8º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer

O evento trouxe debates sobre promoção, prevenção, tratamento, gestão, financiamento e inovação no âmbito da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer.

- Ascom SE/UNA-SUS



A secretária executiva da UNA-SUS e diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, participou do 8º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, nessa sexta-feira (24/09/21). O painel “Rompendo as barreiras da educação em Oncologia” contou com a apresentação de Fernanda Goboy;o sanitarista e psicólogo Ricardo Burg; a analista de comunicação Gabriela Birindelli e a sanitarista Catherine Moura.

Durante sua palestra, Fabiana abordou as ações da UNA-SUS frente à pandemia da COVID-19, incluindo os cursos oferecidos pela Rede UNA-SUS. Desde o início da pandemia da COVID-19, a Universidade Aberta do SUS tem promovido uma série de ações educacionais para capacitar os profissionais de saúde e informar à população sobre o tema.

Além do hotsite sobre o novo coronavírus, que contém informações oficiais, vídeos com especialistas, podcasts, e uma coluna de atualidades - produzida pelo médico Sérgio Nishioka, foram lançados diversos cursos sobre a COVID-19 na Atenção Básica e Especializada. Fabiana ressaltou que “uma das maiores preocupações foi oferecer à população informações de qualidade com relação à prevenção e medidas não farmacológicas”, contou. Outra maneira que a UNA-SUS utilizou para promover informações à população foram as mídias sociais.

De acordo com a secretária, o Sistema UNA-SUS reforça a tríade ensino, serviço e comunidade. “Os cursos foram produzidos em tempo recorde, pois era preciso preencher as lacunas de conhecimento dos profissionais durante essa imensa crise sanitária”, afirmou. Os nove cursos oferecidos pela UNA-SUS sobre a doença somam mais de 500 mil matrículas e mais de 300 mil concluintes.

O Sistema UNA-SUS também teve um elevado número de matrículas à cursos não relacionados à pandemia. Entre eles, a qualificação Diagnóstico e Cuidado Onco-hematológico na Atenção Primária à Saúde – APS, oferecida pela Fiocruz Brasília por meio da UNA-SUS, em parceria com movimento Todos Juntos Contra o Câncer, que teve mais de 10 mil matrículas. A secretária também destacou o curso Prevenção ao Suicídio, oferecido pela UNA-SUS/UFSC, tema amplamente discutido durante a pandemia.




Fonte: SE/UNA-SUS