Institucional

Saúde LGBTQIAPN+ é pauta de obra publicada pela Editora UFJF

O e-book oferece conteúdo teórico e prático para auxiliar profissionais de saúde a realizarem um atendimento competente e humanizado às pessoas dessa comunidade – e é parte de um curso da UNA-SUS.

- Ascom SE/UNA-SUS



Um estudo da Faculdade de Medicina da USP sobre a saúde LGBTQIAPN+, veiculado na revista científica Clinics em 2023, apontou que o acesso à saúde de qualidade é mais difícil para pessoas LGBTQIAPN+ do que para os demais. Segundo o estudo, 34% dos pesquisados afirmaram acreditar que os profissionais que os atendem não conhecem sua identidade de gênero ou orientação sexual, fato que causa insegurança e incerteza se eles conseguem ou não atender todas as suas necessidades. 

Outra pesquisa, realizada também em 2023 pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), apontou que 62% das pessoas entrevistadas já evitaram buscar serviços de saúde por medo de sofrerem preconceito.

O e-book Promoção do acesso e equidade no âmbito da Atenção Primária à Saúde para o cuidado integral da população LGBTQIAPN+, publicada pela Editora UFJF, oferece conteúdo teórico e prático para auxiliar profissionais de saúde a realizarem um atendimento competente e humanizado às pessoas dessa comunidade. 

Em sua primeira unidade, o livro contextualiza e apresenta um histórico do tema, além de explicar termos como gênero, sexo biológico, identidade de gênero e orientação sexual, com linguagem acessível, a fim de inserir o leitor nesse universo e possibilitar um entendimento melhor da realidade dessas pessoas. A seguir, a obra se aprofunda em temas relevantes à área da Atenção Primária à Saúde e, em sua unidade final, discute o contexto cultural e as influências das comunidades e famílias.

A publicação é parte de um curso da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), que se dedica a capacitar profissionais de saúde. Os organizadores da obra são oriundos da UFJF, UFSJ, UFOP, UFMS, UNIFESP e UFCSPA, que juntas foram selecionadas por meio de um edital para a produção do curso. A iniciativa contou também com o trabalho de conteudistas, selecionados por sua expertise no tema, para escreverem o livro e compartilharem seu conhecimento. Além do conteúdo escrito, a obra conta com quadros e imagens ilustrando conceitos, situações e diálogos, facilitando a compreensão dos temas.

Em entrevista a Editora UFJF, a Coordenadora da UNASUS/UFJF Cyntia Corrêa comentou sobre o público alvo da obra: “Inicialmente, o público são os profissionais da saúde que trabalham em todos os níveis de atenção, mas especialmente na atenção primária à saúde”. Além disso, Cyntia explicou que o livro pode interessar a todos, independente da área: “o capítulo 1, por exemplo, trata do histórico da população, das lutas da população LGBT, da política nacional de saúde, o que é importante para qualquer indivíduo da sociedade conhecer um pouco mais”.

Promoção do acesso e equidade no âmbito da Atenção Primária à Saúde para o cuidado integral da população LGBTQIAPN+ é uma obra que contribui para a promoção da saúde deste grupo, ao oferecer conhecimento e orientações que muitos profissionais precisam para proporcionar um atendimento digno a todos, respeitando a diversidade e os direitos da população LGBTQIAPN+.

Assista a entrevista completa com a organizadora no novo canal do YouTube da Editora UFJF: