Institucional
Saiba o que aconteceu na UNA-SUS em 2017 e conheça as novidades para 2018
Em 2017, a UNA-SUS esteve presente em grandes eventos, lançou dois aplicativos e um e-book. Nesse ano, com mais de um milhão de matrículas, o desafio é ampliar ainda mais a área de atuação do Sistema.
2017 foi um ano intenso e de muito trabalho para a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Tudo para continuar capacitando profissionais de saúde de todo o país e contribuir para a melhoraria da qualidade do atendimento à população.
Confira o balanço do ano passado e fique por dentro das novidades que virão em 2018!
MAIS DE 1 MILHÃO - Um dos maiores acontecimentos do ano passado foi o alcance da marca de um milhão de matrículas, em agosto. Até dezembro de 2017, foram registradas 1.185.115 inscrições realizadas por mais de 400 mil alunos. Ao total, foram proporcionadas 601 ofertas educacionais, por meio de 184 cursos oferecidos por 24 das 35 instituições da Rede UNA-SUS.
79,31% das matrículas foram realizadas por mulheres e os perfis profissionais com o maior número de inscrições foram enfermeiros (31,1%), técnicos de enfermagem
(22,8%) e médicos (11,9%). O estado com maior número de matrículas foi São Paulo (115.419), seguido de Minas Gerais (95.904) e Ceará (68.734).
EVENTOS - A atuação da UNA-SUS em eventos como a Expoepi, o 23º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância e 8º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTms) também foram destaques no ano, todos com estandes de atendimento ao público. Além disso, técnicos de toda Rede UNA-SUS apresentaram dezenas de trabalhos científicos, apresentaram palestras e compartilharam experiências da UNA-SUS com um público diversificado, das áreas de saúde e educação.
E-BOOKS - Outra ação importante foi a publicação do terceiro livro virtual que compila as experiências exitosas na área de educação em saúde, desenvolvidas pelas instituições integrantes da Rede. A mais recente compilação - Experiências exitosas da Rede UNA-SUS: trajetórias de fortalecimento e consolidação da Educação Permanente em Saúde no Brasil - foi lançada durante o 8º CBTms, em novembro de 2017. São 15 capítulos, escritos por coordenadores e técnicos de diversas universidades que compõem a Rede.
Todos os livros estão disponíveis para consulta e downloads, pelos links abaixo:
II Relato de experiências em tecnologias educacionais do Sistema UNA-SUS 2015
Ao total, foram realizados 221 downloads do e-book, sendo que 200 deles foram do Brasil, 11 dos Estados Unidos e 5 da Alemanha.
APLICATIVOS - Visando otimizar o acesso dos usuários aos conteúdos da UNA-SUS, foi lançado o aplicativo UNA-SUS Mobile. Desenvolvido pela UNA-SUS Amazônia, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e fomentado pela Samsung.
O app funciona como um guia de bolso do portal da Universidade Aberta do SUS. Quando o profissional está logado, ele tem acesso às notícias, informações pessoais de cursos em andamento e também pode salvar recursos do Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) marcados como favoritos, entre outras funcionalidades. Disponível para smartphones Android, o UNA-Mobile pode ser baixado pela Google Play.
A UNA-SUS também tem desenvolvido aplicativos mobile específicos para determinados cursos, como o app Saúde do Idoso, lançado pelo Ministro da Saúde em novembro de 2017. Sob a Estratégia Nacional para o Envelhecimento Saudável, o aplicativo traz orientações aos profissionais de saúde e gestores para aumentar a qualidade de vida dos idosos.
O app poderá apoiar os profissionais de saúde nas decisões relacionadas a pacientes idosos. Para isso, são disponibilizadas ferramentas que possibilitam a identificação da escala de vulnerabilidade do idoso na comunidade e na família para definir o foco do acompanhamento, além de permitir a avaliação da massa corporal em relação à altura, detectando o estado nutricional dos idosos. Os usuários de Android podem fazer o download do app gratuitamente pelo Google Play para Android.
GESTÃO - Também aconteceram mudanças na gestão da UNA-SUS. Em novembro, o vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Manoel Barral foi apresentado como novo Secretário Executivo da UNA-SUS.
O QUE ESTÁ POR VIR
Além da produção de cursos oferecidos gratuitamente, a UNA-SUS também trabalha com fomento, produção e disseminação de informações e de tecnologias. Veja quais são as ferramentas que estarão disponíveis aos alunos e instituições da Rede UNA-SUS em 2018:
NOVO PORTAL - O Portal UNA-SUS conta com uma média mensal de 180 mil acessos e é a principal ferramenta de promoção aos cursos ofertados. Em 2018, será lançado um novo site. Com um layout totalmente repaginado, e contando com funcionalidades personalizadas por meio do Acesso UNA-SUS. “O aluno poderá buscar ofertas educacionais de seu interesse com mais facilidade e terá acesso direto aos cursos que está matriculado, assim como aos seus certificados e histórico profissional. Podendo ainda explorar os recursos educacionais produzidos pelo Sistema UNA-SUS de forma rápida e simples”, afirma o engenheiro de software da SE/UNA-SUS, Onivaldo Rosa Junior.
O portal também será integrado com os sistemas de suporte, com a Plataforma Arouca e o ARES. Além disso, os usuários também terão acesso facilitado aos serviços do Mais Médicos, PROVAB e todos os aplicativos da UNA-SUS.
NOVO APLICATIVOS E SISTEMAS - Está em fase de produção um aplicativo de georreferenciamento dos Supervisores do Programa Mais Médicos, que visa facilitar a prestação de contas e monitoramento do programa.
A Secretaria Executiva também irá disponibilizar um sistema de Precificação de Projetos para o Ministério da Saúde e universidades da Rede UNA-SUS.
DESAFIOS - Para o secretário executivo da UNA-SUS, Manoel Barral, o principal desafio é consolidar o bom trabalho realizado até então, além de ampliar a área de atuação, o que não é fácil em momento de escassez de recursos. “Como temos uma equipe de alta qualidade, cremos ser possível manter a UNA-SUS na vanguarda da educação em larga escala para o SUS”, afirma.