Curso

Resposta às emergências de saúde pública é tema de curso da UNA-SUS

A formação é oferecida pela Fiocruz Brasília, por meio do Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde (Nevs), em parceria com a UNA-SUS.

- Ascom SE/UNA-SUS



Seguem abertas as matrículas para a primeira oferta do curso “Participação da Sociedade Civil Organizada na Preparação e Resposta às Emergências de Saúde Pública”. A formação é oferecida pela Fiocruz Brasília, por meio do Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde (Nevs), em parceria com a UNA-SUS. 

O curso é realizado na modalidade de ensino a distância, com carga horária de 45 horas, e tem como objetivo qualificar atores da sociedade civil, dos espaços de controle social do Sistema Único de Saúde (SUS) e da gestão pública para o planejamento de ações de prevenção, preparação, resposta e recuperação frente às emergências de saúde pública. 

Ao longo do curso, organizado em três unidades, serão abordados temas como a identificação de situações de risco e de emergências de saúde pública nos territórios, o fortalecimento do protagonismo da sociedade civil organizada, a atuação comunitária e intersetorial e o planejamento de ações de prevenção, preparação, resposta e recuperação, com participação social.  
 
A formação em educação profissional e tecnológica é promovida pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e pelo Instituto Todos pela Saúde (ITpS). 

Podem se matricular até o dia 11 de maio de 2026 integrantes de organizações da sociedade civil, representantes dos organismos de controle social do SUS e gestores do SUS de todas as unidades da federação, pelo link.
 
Curso  “Participação da Sociedade Civil Organizada na Preparação e Resposta às Emergências de Saúde Pública” - primeira oferta 
Período de matrícula: até 11 de maio de 2026 
Acesse o curso aqui.



Fonte: SE/UNA-SUS