Geral

Rede UNA-SUS participa do 25º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância

Além de compor a programação do congresso com mesas e apresentações científicas, a UNA-SUS conta com estande que, até o momento, já atendeu mais de 260 participantes.

- Cissa Paranaguá



De 20 a 24 de outubro, acontece o 25º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), em Poços de Caldas, interior de Minas Gerais. Durante cinco dias, experts do Brasil e do mundo estarão reunidos para discutir Abordagens híbridas no Ensino-Aprendizagem na EaD, por meio do compartilhamento de experiências e apresentação de artigos científicos referentes à prática de educação a distância (EaD). 

São dezenas de palestras, painéis de debates, mesas redondas, apresentações de trabalhos científicos e lançamentos de livros com o único objetivo de incentivar o desenvolvimento e a prática de projetos de alta qualidade para ofertar os melhores e mais avançados serviços a alunos, professores, instituições e empresas que utilizam a educação a distância.

Nesta edição, o Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) conta com a participação de diversas instituições de ensino que compõem a Rede UNA-SUS e vêm exercendo papel de extrema importância na qualificação e educação permanente de profissionais de saúde em todo o país.

Dos diversos trabalhos conduzidos pela UNA-SUS durante o congresso, cabe destacar a mesa “Contribuições dos Cursos Autoinstrucionais – MOOC da Rede UNA-SUS para a qualificação dos profissionais de saúde” que discutirá as propostas educativas, os recursos e os resultados dos cursos oferecidos, nos oito anos de existência da UNA-SUS. São mais de 1 milhão de matrículas de profissionais da Atenção Básica em mais de 98% dos municípios brasileiros.

Há também a mesa “Uso de recursos digitais nos cursos na Rede UNA-SUS” que discutirá as diferentes possibilidades de uso dos recursos digitais, mapeamento de ações e trilhas de aprendizagem, de modo a potencializar as situações de aprendizagem e a experiência do aluno. Uma oportunidade de conhecer os diferentes trabalhos desenvolvidos pelas diferentes instituições da Rede.

Além disso, serão apresentados diversos trabalhos orais cujos temas variam desde questões técnicas de oferta, como a acessibilidade aos cursos para pessoas com deficiência visual, até o desenvolvimento de projetos inteiros, como é o caso da abordagem híbrida no ensino-aprendizagem do projeto de intervenção do Mais Médicos que atuam na Região Amazônica.

Para o coordenador de Monitoramento e Avaliação da Secretaria Executiva da UNA-SUS, Alysson Lemos, o CIAED é sempre uma oportunidade para divulgar e compartilhar as ações junto à comunidade científica de EaD, além de aprofundar a discussão técnico-científica, a partir do que as outras instituições têm produzido.

“Mais de 6 mil alunos da UNA-SUS já fizeram mais de 20 cursos. Isso demonstra a capilaridade do sistema, que para muitos profissionais, passa a ser um componente muito importante para sua formação, integrando ensino e serviço de forma bastante coesa”, explica Lemos.

Além de compor a programação do congresso, a UNA-SUS conta com estande de divulgação que, até o momento, já atendeu mais de 260 pessoas.

Fonte: SE/UNA-SUS, por Cissa Paranaguá

Fotos: Claudia Bittencourt