Curso
Rede Nacional de Dados em Saúde é tema de novo curso da UNA-SUS/UFG
A iniciativa foi motivada pela necessidade de sensibilizar e preparar os profissionais e gestores do sistema de saúde brasileiro para a implementação da Saúde Digital no Brasil.
Profissionais de saúde e demais interessados já podem se matricular no mais novo curso online da UNA-SUS/UFG: Rede Nacional de Dados em Saúde, o que precisamos saber? A capacitação tem início imediato e faz parte do Programa Educacional em Saúde Digital da UFG.
As matrículas podem ser feitas até 8 de novembro, pelo site. O curso é online, autoinstrucional e, como em todas as ofertas da UNA-SUS, emite certificado e é totalmente gratuito. O início é imediato.
A Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) é uma plataforma nacional de integração e uso ético de dados em saúde. O objetivo é promover a troca de informações entre os pontos da Rede de Atenção à Saúde, permitindo a transição e continuidade do cuidado nos setores de saúde, público e privado.
De acordo com Renata Dutra, coordenadora do Programa Educacional em Saúde Digital da UFG, a oferta do curso foi motivada pela necessidade de sensibilizar e preparar os profissionais e gestores do sistema de saúde brasileiro para a implementação da Saúde Digital no Brasil, em particular para o uso da Rede Nacional de Dados em Saúde, a partir do reconhecimento de seus princípios, benefícios, da confiança e segurança para a sua utilização em prol do cuidado em saúde de forma integrada, contínua, eficiente e de qualidade. “Em um mundo que está cada vez mais conectado, atributos da informação se fazem necessários: qualidade, disponibilidade, segurança, trocas de informações, facilidade de entendimento das informações, dentre outros. Não seria diferente no setor da saúde. Acreditamos que não existe saúde de qualidade sem o uso de informação confiável e de acesso rápido”, afirma.
Com carga horária de 15h, os conteúdos do curso permitem a contextualização das ações da Saúde Digital no Brasil; apresentam a estruturação do Programa Conecte SUS, com ênfase na Rede Nacional de Dados em Saúde: histórico, princípios, benefícios, componentes, características e orientar sobre as formas de acesso à RNDS. Serão também abordadas as recentes ações para implementação da Estratégia de Saúde Digital referentes à informatização de estabelecimentos de saúde, serviços informacionais e tecnológicos.
“É possível melhorar a qualidade da atenção à saúde quando se faz uso de tecnologias da informação e comunicação. Assim, mais do que proporcionar ferramentas tecnológicas, torna-se crucial a orientação, capacitação e engajamento desses agentes para que eles também possam orientar os cidadãos sobre como acessar e controlar o acesso aos seus dados pessoais de saúde. Além de promover o cuidado em saúde de forma integrada, contínua, eficiente e de qualidade”, finaliza Renata.