Geral

Recursos Educacionais Abertos é tema de Seminário da UNA-SUS e Fiocruz

- Claudia Bittencourt



A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) uniram suas expertises e debateram a produção de recursos abertos durante o Seminário Recursos Educacionais: desafios e perspectivas para educação. O evento foi realizado nos dias 7 e 8 de abril na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, (ENSP/Fiocruz), Rio de Janeiro.  O objetivo foi promover discussões sobre a construção de diretrizes comuns para a consolidação de uma política de produção e compartilhamento de recursos.

O Seminário contou com cerca de 80 participantes, entre membros da Fiocruz e representantes das Universidades que compõem a Rede UNA-SUS. As mesas do evento, que foram transmitidas ao vivo, tiveram a participação constante de cerca de 70 pessoas, que acompanharam ao Seminário virtualmente. “O evento foi um grande sucesso, com grande participação presencial e online”, afirma o consultor da UNA-SUS, Carlos Alberto de Oliveira.

Foto: Peter Ilicciev

Durante o Seminário, foram promovidas discussões sobre a criação e uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA), bem como os aspectos teóricos e práticos do processo de produção e publicação, considerando as Políticas de Acesso Aberto de ambas instituições.

O papel das novas tecnologias no processo educativo e os desafios para a elaboração de materiais didáticos e para a prática pedagógica também foco de debate.

A UNA-SUS marcou presença em apresentações que fizeram parte das atividades das oficinas do evento.

Construção de diretrizes comuns para a Política de Acesso Aberto da Fiocruz e UNA-SUS

Durante oficina Construção de diretrizes comuns para a Política de Acesso Aberto da Fiocruz e UNA-SUS, o coordenador de gestão do conhecimento da UNA-SUS, Vinicius Oliveira falou sobre a Política de Acesso Aberto da UNA-SUS e suas principais diretrizes. O documento que define os parâmetros e fluxos da negociação de direitos autorais dos recursos educacionais a serem depositados no repositório digital da UNA-SUS, o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES). A Política orienta as instituições como fazer essas negociações e padroniza a documentação necessária para o sucesso de todo esse processo. Na ocasião, foi apresentado o panorama da UNAS-SUS em relação aos recursos abertos.

Representantes da Fiocruz apresentaram uma série de temas relevantes para a criação de diretrizes políticas para a produção de recursos educacionais abertos em saúde, que poderá ser orientada pela UNA-SUS. Atualmente, a Política de Acesso Aberto da instituição está voltada para a produção acadêmica, com arquivamento de artigos, teses e dissertações de pesquisadores, estudantes e profissionais da Fiocruz no seu repositório institucional, o Arca. “A expectativa de futuro é de que avance e abarque outros produtos intelectuais, tais como vídeos, recursos educacionais, dados brutos de pesquisa, etc”, escreveu a Paula Xavier, da coordenação de Comunicação e Informação da VPEIC,  na edição 2014.2 da revista Inova Icict. Para ler a publicação, clique aqui.

Uso de Tecnologias para a Produção de Recursos Educacionais Abertos

O engenheiro de software da UNA-SUS, Onivaldo Rosa Junior participou da oficina Uso de Tecnologias para a Produção de Recursos Educacionais Abertos. Na ocasião, Onivaldo explanou sobre os formatos e padrões desenvolvidos para a produção dos recursos educacionais na UNA-SUS, abordando o html 5 e tecnologias correlatas. A apresentação incluiu o uso livre de diversas mídias como imagens, vídeos, áudios, fontes tipográficas e gráficos vetoriais em SVG (linguagem de padrão aberto que possibilita a criação de desenhos e gráficos bidimensionais que podem ser animados).

O engenheiro também falou sobre o uso de JavaScript para a formatação e comportamento responsivo, que se adapta tanto a computadores como a tablets ou celulares. Também foram abordadas as diretrizes para que a produção final dos recursos respeite os padrões tecnológicos que permitam a reutilização ne compartilhamento desses recursos, explica o engenheiro de software. “Esse trabalho é importante para que os profissionais de saúde e alunos da UNA-SUS tenham facilidade de acesso aos conteúdos” Com base na apresentação, foram discutidos padrões que a Fiocruz poderá adotar posteriormente.

Recursos Educacionais Abertos: Produção, Gestão e Publicação    

No primeiro dia do Seminário, consultoria estratégica Andreia Inamorato abordou tema o Recursos Educacionais Abertos – Estado da arte, desafios e perspectivas, quando explanou sobre o conceito de acesso aberto e a importância do REA na Europa.

A produção colaborativa de recursos, publicação e uso compartilhado na Educação foi abordada pelo coordenador do grupo de pesquisa e desenvolvimento em Educação Aberta da Universidade Aberta do Brasil (UAB), TelAmiel. A apresentação foi focalizada na situação brasileira do REA atualmente, com o olhar da UAB.

O professor adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC), Sergio Amadeu, explanou sobre políticas públicas, padrões, e licenças abertas. Ele falou sobre a lógica do acesso aberto: voltar a sociedade para a produção de conhecimento e compartilhamento livre. “A apresentação gerou a discussão sobre a necessidade de padrões mínimos para repositórios na área da saúde e compartilhamento de recursos”, explica o consultor da UNA-SUS, Carlos Alberto de Oliveira.

Recursos Educacionais e Direitos Autorais

A mesa do segundo dia teve como tema Recursos Educacionais e Direitos Autorais. Na oportunidade, foram debatidas as formas de reutilização dos recursos educacionais, bem como as possibilidades de edição e adaptação desses materiais de forma fidedigna.

O diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS), Carlos de Souza tratou da Propriedade Intelectual e Direito da Tecnologia da Informação. Durante a explanação, foram discutidas questões a respeito das leis de acesso a informação, banco de dados e o Marco Civil da Internet. Foi gerada a discussão sobre as necessidades de regulamentações, garantia da possibilidade de reutilização de recursos, revisão da lei dos direitos autorais.

O Professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas Ibmec, Sérgio Branco, falou sobre o acesso aberto no âmbito da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO/ONU).

A Políticas de acesso aberto da Fiocruz e REA nas instituições de pesquisa e ensino foi abordada pelo consultor da casa, Allan Rocha.

Durante o evento, foi formado um Grupo de Trabalho (GT), dividido nas temáticas das oficinas. As atividades que abrangeram padrões a serem desenvolvidos e a construção de um manual de boas práticas.

Fonte: SE/UNA-SUS, por Claudia Bittencourt