Geral

Into realiza mutirão de cirurgias da mão no Rio de Janeiro

- Ascom SE/UNA-SUS



Com o objetivo de reduzir ainda mais o tempo de espera de pacientes por cirurgias nas mãos, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), órgão do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, organizou nesta semana um mutirão na sua própria sede. Ao todo, estão previstas 100 cirurgias de mão para corrigir problemas comuns, mas que exigem procedimentos de média complexidade, como a síndrome do túnel do carpo.

Pacientes como a merendeira Cláudia Virginia Quintino de Oliveira, 48 anos, comemoravam nesta terça-feira (07/07) a realização de um mutirão nessa especialidade. Em sete meses, ela operou as duas mãos no Hospital-dia do Into. A direita, em dezembro passado; e a esquerda, agora. Ela conta que sua atividade profissional estava completamente comprometida antes das duas cirurgias.

"Minha mão direita já ficou perfeita!", atesta Cláudia, que é moradora de Belford Roxo (RJ), cujos problemas de articulação surgiram depois de 20 anos como merendeira. "Eu já não tinha força nas mãos, tinha dormência nelas o tempo todo. Agora, consigo trabalhar".

Uma equipe com três cirurgiões de mão e 20 profissionais da área de enfermagem participam do mutirão. Os pacientes ficam de duas a três horas internados após a cirurgia. "A gente tem feito esse mutirão todos os anos, desde 2013, porque a nossa demanda está cada vez mais alta para esse tipo de problema", ressalta o coordenador do Centro de Cirurgia da Mão no Into, Anderson Monteiro.

O Into está aumentando este ano o número de cirurgias, tanto que fechou o primeiro semestre com 5.074 realizadas. Em 2014, foram 7.560 procedimentos. A meta é chegar a 10,5 mil cirurgias até o final de 2015.


Fonte: Ministério da Saúde, via Assessoria de Imprensa do Into