Institucional

Quinto livro da UNA-SUS é lançado na 25ª Reunião da Rede

A publicação “Práticas Inovadoras da Rede UNA-SUS: experiências e desafios para a educação permanente do SUS” foi organizada pela UNA-SUS/UFBA e conta com 12 capítulos.

- Ascom SE/UNA-SUS



No final do primeiro dia do 25ª Reunião da Rede UNA-SUS, que ocorre em Salvador, foi realizado do lançamento do livro “Práticas Inovadoras da Rede UNA-SUS: experiências e desafios para a educação permanente do SUS”, organizado pela UNA-SUS/UFBA, com apoio da SE/UNA-SUS e publicado pela editora da universidade.

Quem assina o prefácio da publicação é a secretária executiva da UNA-SUS, Fabiana Damásio, no qual afirma que “fica evidente que as experiências se relacionam diretamente com o que emerge do território e com a forma como cada uma das universidades acolheu a EaD em suas estruturas. As práticas só foram possíveis devido ao envolvimento direto do corpo docente para tornar a EaD um grande laboratório que viabilizanão apenas o acesso ao conhecimento, mas, principalmente, a aprendizagem colaborativa, com o uso de estratégias pedagógicas dialógicas e que demandam o que os trabalhadores trazem da sua realidade local. Além disso, a EaD na saúde pública vem sendo objeto de pesquisas para desenvolvimento de novas tecnologias educacionais”.

O livro é composto por 12 capítulos, que tratam, entre outros temas, da Formação de preceptores de Medicina de Família e Comunidade: a experiência da UNASUS/UFCSPA na oferta de um curso de especialização na modalidade EaD; Avaliação de curso sob a ótica discente e os referenciais de qualidade do MEC: a experiência do Curso de Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental do LABEAD/IESC/UFRJ; Coordenação pedagógica na rede complexa de atores em EaD e A Rede UNA-SUS e os encontros nacionais presenciais no âmbito da cooperação técnica no Sistema UNA-SUS, que traz um resgate histórico das reuniões anteriores.

Para Língia Rangel, vice-coordenadora da UNA-SUS/UFBA, a produção desse livro foi um enorme esforço coletivo das universidades que estão produzindo conhecimento. “Esse livro reúne experiências das cinco regiões do país, reunindo o esforço das universidades”, finaliza Fabiana.

E essa produção de conhecimento não para por aí. Durante os dois dias de evento, serão apresentados 43 artigos em formato de poster, compondo a IV Mostra de Experiências Exitosas.

Os temas dos artigos também são diversos, divididos em três eixos:  desafios-experiências na elaboração de propostas educativas; desenvolvimento de tecnologias educacionais e relação entre o processo educacional e mudanças no processo de trabalho.

Texto: Claudia Bittencourt

Fotos: Cissa Paranaguá