Curso

Queixas comuns no atendimento à demanda espontânea e urgências e/ou emergências na APS é tema de novo curso da UNA-SUS/UFMA

A classificação de risco promove melhora nas condições de atendimento, refletindo na diminuição do tempo de espera no risco de agravamento dos casos.

- Ascom SE/UNA-SUS



Compreender o diagnóstico e o tratamento adequado durante atendimento à demanda espontânea e urgências e/ou emergências na Atenção Básica. Esse é o objetivo central do curso Queixas comuns no atendimento à demanda espontânea e urgências e/ou emergências na Atenção Primária à Saúde 1, oferecido pela UNA-SUS/UFMA, integrante da Rede UNA-SUS.

As matrículas já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 31 de janeiro de 2022, pelo link.  A capacitação é online, autoinstrucional e, como todas as ofertas da UNA-SUS, totalmente gratuita e o início é imediato. O público-alvo são profissionais de saúde e gestores que atuam na Atenção Primária à Saúde.

Com carga horária de 30 horas, o curso apresenta os seguintes conteúdos: acolhimento e Classificação de Risco para atendimento à demanda espontânea no âmbito da Atenção Primária à Saúde; diagnóstico e o tratamento adequado no atendimento ao usuário com diarreia e vômito e tratamento adequado diante das queixas de cefaleia, dispneia e disúria na Atenção Primária à Saúde.

A qualificação é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo de SAITE (CNPq/UFMA).

A oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras) e, também, com versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, tais como: infográficos, material em PDF e questionário.