Geral

Psoríase: informação é a melhor forma de combater o preconceito

- Ascom SE/UNA-SUS



A psoríase é uma doença crônica e inflamatória, que afeta principalmente a pele, causando lesões avermelhadas e descamativas. A doença não é contagiosa. Ela aparece em pacientes que têm predisposição genética. Fatores ambientais desencadeiam o processo imunológico e podem levar ao desenvolvimento ou à piora da doença.

Em entrevista ao Tarde Nacional desta terça-feira (9), o médico Paulo Antônio Oldani Felix, dermatologista e assessor da Diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), falou sobre a importância da informação para se combater o preconceito e o estigma que a psoríase carrega. Segundo ele, a população em geral, os próprios pacientes e até mesmo profissionais de saúde desconhecem a doença.

Confira a entrevista na íntegra no site da EBC.

A psoríase causa grande impacto na qualidade de vida dos pacientes, com prejuízos físicos e mentais. Os portadores da doença acabam se isolando e apresentando dificuldades de se relacionar socialmente e até profissionalmente. Para Paulo Antônio, é fundamental que o paciente entenda a doença e saiba o que esperar do tratamento. Isso ajudaria muito na melhora da qualidade de vida. Medidas simples como tomar sol, mudar hábitos alimentares e fazer exercícios físicos também ajudam nesse processo.

O médico esteve presente na audiência pública que aconteceu na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal, na semana passada, para discutir o cenário da psoríase no Brasil e a distribuição de medicamentos diferenciados para o tratamento da doença. Ele ressaltou a importância da disponibilização de alguns tipos de tratamento na rede pública como, por exemplo, a fototerapia, que é um tratamento extremamente eficaz e barato, mas que ainda não está acessível para pacientes em todo o país.

Fonte: EBC