Curso

Promoção do ganho de peso adequado na gestação é tema de novo curso da UNA-SUS/UFSC

O objetivo é capacitar os profissionais de saúde para o acompanhamento e orientações quanto a alimentação  e  nutrição adequadas da gestante, visando à prevenção e controle do sobrepeso e da obesidade.

- Ascom SE/UNA-SUS



Profissionais de saúde já podem se matricular no mais novo curso Promoção do Ganho de Peso Adequado na Gestação, oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UNA-SUS/UFSC).

As matrículas podem ser realizadas até 30 de novembro de 2020, pelo link.

O curso foi elaborado, por demanda e em parceria com a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição/Departamento de Promoção da Saúde/SAPS, do Ministério da Saúde,  para capacitar os profissionais de saúde que fazem o acompanhamento e orientam quanto a nutrição adequada da gestante, visando à prevenção e controle do sobrepeso e da obesidade. Os conteúdos abordam a importância da manutenção do ganho de peso gestacional adequado na saúde da mulher, tanto em curto quanto em longo prazo. Também serão abordadas estratégias importantes na avaliação nutricional e orientação de uma alimentação adequada e saudável na garantia de uma gestação saudável, além da prevenção de sobrepeso e obesidade.

Com carga horária de 30 horas, o curso é organizado em três unidades. A primeira aborda o papel do estado nutricional pré-gestacional e gestacional na prevenção do sobrepeso e da obesidade, tanto em curto quando em longo prazo, além de trazer a importância de uma alimentação adequada e saudável ao longo da gestação. Na segunda unidade, apresentamos os instrumentos de avaliação nutricional, as formas de monitoramento e acompanhamento do ganho de peso gestacional, assim como as principais recomendações alimentares voltadas para as gestantes. Por fim, apresentamos propostas de ações coletivas de educação nutricional na gestação para prevenção do sobrepeso e da obesidade com enfoque na Atenção Primária à Saúde, espaço preferencial para o desenvolvimento desse tipo de ações.



Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UFSC