Institucional

Projeto Mais Médicos Especialistas: inscrições abertas até 19 de fevereiro

A seleção contempla 16 especialidades prioritárias, com inscrições realizadas pelo portal da UNA-SUS.

- Maíra Valério - Ascom SE/UNA-SUS



Por intermédio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), o Ministério da Saúde tornou pública, neste mês, a realização de edital de chamamento público para adesão de médicos especialistas ao Projeto Mais Médicos Especialistas (PMM-E)

A iniciativa tem como objetivo promover ações de provimento e aprimoramento de médicos especialistas em regiões prioritárias e áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do fortalecimento da força de trabalho na atenção especializada à saúde, especialmente nos vazios assistenciais. Ao todo, são ofertadas, no novo edital, mais de 900 vagas destinadas a médicos especialistas para atuação em áreas remotas, de alta demanda e maior vulnerabilidade social. 

A seleção contempla 16 especialidades prioritárias: Cardiologia, Gastroenterologia, Oncologia Clínica, Cirurgia Geral, Cirurgia Oncológica, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Coloproctologia, Mastologia, Ginecologia e Obstetrícia, Otorrinolaringologia, Radiologia, Patologia, Anestesiologia e Endoscopia. O objetivo é ampliar o acesso da população a consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos de média e alta complexidade. 

O programa oferece bolsa-formação no valor de R$ 10.000,00 a R$ 20.000,00, além de aprimoramento profissional junto a algumas das principais instituições formadoras do país, como a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a Rede Ebserh e hospitais de excelência do Proadi-SUS, entre eles o Hospital Israelita Albert Einstein, o A.C. Camargo Cancer Center, o Hospital Sírio-Libanês, o Hospital Beneficência Portuguesa, o HCor, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Hospital Moinhos de Vento. 

A atuação dos profissionais ocorrerá em serviços hospitalares e ambulatoriais do SUS, em diferentes regiões do Brasil, contribuindo para a ampliação do acesso e para a qualificação da assistência especializada. Para informações completas sobre critérios de participação, etapas do processo seletivo e demais orientações, é necessário consultar o edital e os documentos complementares.

As inscrições estão abertas de 3 a 19 de fevereiro, por meio do portal da UNA-SUS. Acesse aqui.

Mais informações:

Saiba mais 

Atualmente, 583 médicos especialistas atuam no programa em todas as regiões do país. Com a publicação do novo edital, a expectativa do Ministério da Saúde é alcançar o total de 1.500 profissionais. 

A iniciativa inédita integra o programa Agora Tem Especialistas, voltado à ampliação da oferta de atendimentos especializados e à redução do tempo de espera no SUS. O projeto articula formação em serviço e provimento assistencial, enfrentando a escassez e a má distribuição de médicos especialistas no Brasil. 

O Mais Médicos Especialistas também possibilita o ingresso imediato de médicos egressos da residência médica no SUS, acelerando a fixação desses profissionais e garantindo atendimento qualificado à população. 

Essas ações voltadas à formação e ao provimento de médicos especialistas fortalecem a Atenção Especializada e promovem uma distribuição mais equitativa desses profissionais em todas as regiões do país, contribuindo para enfrentar um déficit histórico e ampliar o acesso da população aos serviços do SUS. 

Leia também:



Fonte: SE/UNA-SUS, com informações do Ministério da Saúde