Geral
Programa disponibiliza medicamentos para tratamento da asma
No último sábado (21) foi lembrado o Dia Nacional de Controle da Asma, doença que afeta parcela significativa da população, principalmente crianças. Para quem sofre de asma, é preciso cuidados especiais nos meses mais frios do ano e nos períodos de seca, quando os sintomas podem se agravar.
O Ministério da Saúde, desde 2011, disponibiliza medicamentos gratuitos para o tratamento da doença, por meio do Saúde não tem Preço. Desde o início da gratuidade, já foram beneficiadas cerca de 1,5 milhão pessoas com distribuição gratuita de medicamentos de asma.
Qualquer cidadão tem direito aos benefícios do Programa. Para ter acesso gratuito aos medicamentos, basta que o usuário apresente o CPF, um documento com foto e a receita médica dentro do prazo de validade em qualquer um dos estabelecimentos credenciados.
Em entrevista ao programa de rádio Café com a Presidenta desta segunda-feira (23), Dilma Rousseff afirmou que a iniciativa já beneficiou mais de 20 milhões de pessoas desde 2011. Somente em maio de 2014, cerca de 6,4 milhões de pessoas foram beneficiadas.
Dilma lembrou que os remédios para tratamento de asma são gratuitos. "Quase 300 mil pessoas retiraram esses remédios para asma agora em maio. Isso ajuda muita gente, em especial, crianças, jovens e pessoas da terceira idade a evitar complicações que podem levar a internações hospitalares", disse. A presidenta lembrou ainda que desde o início da distribuição dos medicamentos, as internações foram reduzidas, melhorando a qualidade de vida do paciente e de sua família.
Além de remédios gratuitos para asma, o Farmácia Popular oferece a gratuidade em medicamentos para hipertensão e diabetes, além da sociedade com mais 13 tipos de medicamentos com preços até 90% mais baratos utilizados no tratamento de dislipidemia, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de contraceptivos e fraldas geriátricas para incontinência.
A asma é caracterizada pela inflamação das vias aéreas inferiores quando a pessoa é exposta a estímulos, como ar frio e seco, alterações climáticas, poeira, fumaça de cigarro e mofo, por exemplo. Mas o quadro asmático pode ser reversível espontaneamente ou com tratamento. A doença é identificada por sintomas como falta de ar, chiado no peito e tosse persistente à noite ou ao acordar.
A paciente Taciana Alencar, de 32 anos, convive com a asma desde criança e controla a doença com o uso regular de medicamentos adquiridos na Farmácia Popular, que faz parte do Saúde não tem Preço. “Fui informada pela minha médica, após o diagnóstico, de que poderia ter acesso ao medicamento de forma gratuita. A farmácia credenciada fica na rua da minha casa e não ter esse gasto extra com remédio faz muita diferença. Desde a minha infância convivo com a asma, que afeta na minha vida social, profissional e até no sono. Poder controlar a doença melhorou muito a minha qualidade de vida”, conta Taciana Alencar, moradora do Recife (PE).
Fonte: Portal Brasil, editada pela UNA-SUS