Curso

Programa de Formação Modular em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa têm matrículas abertas para cinco cursos

Os módulos do Programa abordam temas como envelhecimento, ações estratégicas para atenção à saúde, condições clínicas e avaliação multidimensional.

- Ascom SE/UNA-SUS



Já estão abertas as matrículas para cinco cursos que compõem o Programa de Formação Modular de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, oferecido pela Escola de Governo Fiocruz Brasília, por meio da Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (SE/UNA-SUS).

Profissionais de saúde, em todos os níveis, e demais interessados no tema podem se matricular até o dia 12 de julho de 2019, pelo site do Programa.

Essa é segunda oferta do Programa, que já teve 30.848 matriculados desde seu lançamento. A iniciativa é resultado da construção conjunta entre a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (Cosapi/Dapes/SAS/MS), do Ministério da Saúde, Fiocruz Brasília e UNA-SUS, e faz parte do desafio de qualificação dos profissionais do SUS para ao atendimento nessa área.

O Programa é integralmente online e está organizado em séries, compostas por diversos cursos, de início imediato e certificados individualmente. Eles podem ser feitos em qualquer ordem, de acordo com as necessidades pessoais de aprendizagem e de tempo disponível.

Duas destas séries já possuem ofertas disponíveis. Para ser informado sobre os novos cursos, deixe seu e-mail aqui: http://bit.ly/PFModI.

Confira os cinco cursos que estão abertos:

Envelhecimento da População Brasileira 

O objetivo desse curso é identificar os fatores que influenciam o contexto do envelhecimento da população brasileira. Para isso, são abordados quatro temas: dados numéricos sobre o envelhecimento, conceitos, funcionalidade global da saúde e políticas voltadas à população idosa.

Ações Estratégicas para a Saúde da Pessoa Idosa 

Apresenta um mapeamento da população idosa sob a responsabilidade das equipes de atenção básica, para o planejamento das ações de promoção da saúde, prevenção de agravos e atenção à saúde. Para isso, o curso conta com quatro temas: mapeamento da população idosa, capacidade funcional da pessoa idosa, planos de ação e cuidado, rede de atendimento e suporte.

Condições Clínicas e Agravos à Saúde Frequentes em Pessoas Idosas

Abordar integralmente a saúde da pessoa idosa, conhecendo as peculiaridades de certas condições e agravos. São abordados os temas: visão geral da abordagem clínica de pessoas idosas, peculiaridades das manifestações clínicas, os gigantes da geriatria e gerenciamento do cuidado.

Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa

O objetivo desse curso é realizar avaliação multidimensional da pessoa idosa. Trata da avaliação multidimensional, avaliação clínica, avaliação psicossocial e avaliação funcional.

Caderneta de saúde da pessoa idosa

Trabalha temas como promoção da saúde, trabalho em equipe, acolhimento, avaliação da capacidade funcional e visitas domiciliares. O curso é dividido em nove fases. Ao acessar cada fase, o estudante acompanha uma história em quadrinhos, com situação-problema, encontra possíveis soluções na videoaula e testa os conhecimentos por meio das avaliações formativas.

Todos os cursos na UNA-SUS inteiramente são gratuitos. Consulte as ofertas pelo site: https://www.unasus.gov.br/cursos/