Curso

Programa de Formação Modular em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa ganha dois novos cursos

Além dos seis cursos já conhecidos sobre envelhecimento, ações estratégicas, condições clínicas, caderneta de saúde, abordagem familiar e avaliação multidimensional, as novas ofertas abordam linha de cuidado e estratificação de perfis de funcionalidade.

- Ascom SE/UNA-SUS



À medida que a população brasileira envelhece e a expectativa de vida se torna cada vez mais extensa, a capacitação de profissionais de saúde para ofertar uma atenção integral e eficiente a essa crescente população, torna-se cada vez mais necessária. 

Segundo dados do IBGE, o Brasil tem cerca de 30 milhões de idosos, o que representa 14,3% da população total do país. A expectativa de vida em 2016, para ambos os sexos, aumentou para 75,72 anos, sendo 79,31 anos para a mulher e 72,18 para o homem. 

Diante desse contexto, o Ministério da Saúde, por meio da UNA-SUS, lança dois novos cursos para compor o Programa de Formação Modular em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa. 

A iniciativa é fruto da parceria entre a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde (Cosapi/Dapes/SAS/MS), Fiocruz Brasília e UNA-SUS, e faz parte do desafio de qualificação dos profissionais do SUS para o atendimento nessa área.

Assim como as outras seis ofertas já disponíveis no Programa - que versam sobre envelhecimento, ações estratégicas, condições clínicas, caderneta de saúde, abordagem familiar e avaliação multidimensional - as novas ofertas educacionais seguem com o objetivo de qualificar ainda mais o cuidado à saúde da população idosa na Atenção Primária à Saúde - APS, por meio da disseminação  dos conhecimentos adquiridos no curso, nas rotinas de trabalho. Para isso, abordam a linha de cuidados e a estratificação dos perfis de funcionalidades.

Todos os cursos são autoinstrucionais e, como em todas as ofertas da UNA-SUS, são gratuitos e tem início imediato. As matrículas podem ser efetuadas até o dia 25 de junho de 2021, pelos links disponibilizados abaixo. 

Linha de cuidados para atenção Integral à saúde da pessoa idosa

Este curso apresenta a linha de cuidados para atenção Integral à saúde da pessoa idosa, com destaque à estratificação dos perfis de funcionalidade, incluindo sinais de alertas, e também as competências e articulação intersetorial entre os diferentes pontos de atenção para que seja possível executar as ações necessárias para a implementação da linha de cuidado da pessoa idosa.

Carga-horária: 20h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Estratificação dos Perfis de Funcionalidades

O curso aprofunda a estratificação dos perfis de funcionalidades, com destaque aos seguintes perfis: Pessoas idosas independentes e autônomas para realizar as atividades da vida diária; Pessoas idosas com necessidade de adaptação ou supervisão de terceiros para realizar as atividades da vida diária; e Pessoas idosas dependentes de terceiros para realizar as atividades da vida diária.

Carga-horária: 24h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Programa de Formação Modular em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa. 

Para quem ainda não conhece as outras ofertas já disponíveis, não perca tempo e inscreva-se também!

Envelhecimento da População Brasileira 

O curso tem como objetivo identificar os fatores que influenciam o contexto do envelhecimento da população brasileira. Para isso, aborda quatro temáticas: envelhecimento da população em números, conceitos relacionados ao envelhecimento, funcionalidade global da saúde, políticas voltadas à população idosa.

Carga-horária: 8h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa

O objetivo do curso é realizar avaliação multidimensional da pessoa idosa. Para isso, conta com quatro temas: avaliação multidimensional, avaliação clínica, avaliação psicossocial e avaliação funcional.

Carga-horária: 16h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Condições Clínicas e Agravos à Saúde Frequentes em Pessoas Idosas 

Este curso aborda integralmente a saúde da pessoa idosa, conhecendo as peculiaridades de certas condições e agravos. Nesse sentido, trata desde a visão geral da abordagem clínica e peculiaridades das manifestações clínicas, até os gigantes da geriatria e a gestão do cuidado.

Carga-horária: 16h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Ações Estratégicas para a Saúde da Pessoa Idosa 

O objetivo desse curso é mapear a população idosa sob a responsabilidade das equipes de atenção básica, para o planejamento das ações de promoção da saúde, prevenção de agravos e atenção à saúde. Para isso, são abordados o mapeamento da população idosa, a capacidade funcional da pessoa idosa, os planos de ação e cuidado, a rede de atendimento e suporte.

Carga-horária: 10h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Caderneta de saúde da pessoa idosa

Dividido em nove fases, o objetivo do curso é qualificar o cuidado à saúde da população idosa na Atenção Básica, abordando temas como promoção da saúde, trabalho em equipe, acolhimento, avaliação da capacidade funcional e visitas domiciliares.

Ao acessar cada fase, o estudante acompanha uma história em quadrinhos, com situações-problema, encontrando possíveis soluções nas videoaulas e testando, por fim, os conhecimentos por meio das avaliações formativas.

Carga-horária: 30h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Abordagem familiar e manejo das fragilidades e da rede de apoio

O curso aborda a saúde das pessoas idosas em situação de fragilidade, tendo como foco a participação da família e a mobilização da rede de apoio - formal e informal - para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Para isso, são discutidos temas como a complexidade da atuação das equipes de Atenção Básica, o trabalho em rede e a atuação em contexto domiciliar e comunitário.

Carga-horária: 12h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.


Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse www.unasus.gov.br/cursos.