Curso

Procedimentos em Atenção Primária é tema de curso da UFSC

Com carga horária de 30h, o curso busca ampliar o olhar do profissional de saúde sobre as possibilidades de atendimento na Atenção Primária, capacitando-os para que tenham maior resolutividade no cuidado do paciente.

- Cissa Paranaguá



Profissionais de saúde interessados em aprofundar os conhecimentos referentes ao atendimento na Atenção Primária (APS) já podem se matricular no mais novo curso Procedimentos em Atenção Primária. Com carga horária de 30h, o curso é livre, totalmente gratuito e tem início imediato. As matrículas podem ser realizadas até 30 de novembro de 2019, pelo link.

A capacitação foi desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e do Departamento de Atenção Básica (DAB), da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS).

Segundo o coordenador do curso, Antonio Fernando Boing, a oferta se destaca justamente por abordar a frequente demanda dos centros de saúde cuja atenção primária deve ser realizada de maneira adequada e eficiente para atender o paciente de forma resoluta.

“O curso proporciona, aos médicos e equipe multidisciplinar que atuam na APS, uma maior resolutividade em sua prática profissional à medida que os capacita para a realização de pequenos procedimentos cirúrgicos, tanto para situações agudas quanto para as crônicas, reconhecendo as complicações e a necessidade de encaminhamento do paciente”, explica.

Dividido em três unidades, o curso apresenta os pequenos procedimentos clínicos e cirúrgicos ambulatoriais que devem ser ofertados na APS, protocolos para a realização de procedimentos clínicos e cirúrgicos para situações agudas e eletivas, e também indicações, contraindicações e complicações de tais procedimentos.

Além disso, traz orientações quanto a ações que garantam a segurança do paciente e do profissional, apontando técnicas e medidas para profilaxia de infecções secundárias e indicações de profilaxia tetânica nas situações adequadas.

Por fim, também aborda aspectos relativos à estrutura física adequada, materiais, insumos e medicamentos necessários para a realização de procedimentos na APS, bem como de possíveis indicações de encaminhamento para nível secundário de atenção.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse www.unasus.gov.br/cursos.