Geral

Pró-Saúde realiza o primeiro Seminário Regional na UFMA

- Ascom SE/UNA-SUS



O I Seminário Regional Pró-Saúde/Pet-Saúde será realizado nos dias 3 e 4 de abril em São Luís do Maranhão, na Cidade Universitária. O evento contará com palestras e oficinas ministrados por assessores do Ministério da Saúde. As temáticas abordadas no evento ainda serão divulgadas, assim como as taxas de inscrição. A estimativa é que trezentas pessoas participem, entre estudantes e profissionais.

De acordo com a professora do Departamento de Enfermagem e Coordenadora do Pró-Saúde/Pet-Saúde, Poliana Râbelo, o Programa de Educação Tutorial (PET), subsidiado pelo Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), foi criado com o objetivo de qualificar os discentes nos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo supervisionado por profissionais capacitados. “O aluno já tem a visão teórica da universidade associado à visão prática do profissional atuante”, afirmou.

Os alunos ingressantes no Pró-Saúde passam por um processo seletivo em que os pré-requisitos são os conhecimentos específicos do SUS. O projeto conta, atualmente, com a participação de trinta e seis alunos dos diferentes cursos da UFMA: Medicina, Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Educação Física e Serviço Social. Há também estudantes do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade Santa Terezinha, que trabalham em parceria com o programa.

O Pet-Saúde trabalha com o seguinte tripé: tuberculose, realizado no Centro de Saúde da Liberdade; câncer de mama, no Centro de Saúde Feliciano de Morais; e saúde mental: álcool e drogas, no Capes AD Municipal. “A cada ano de projeto são feitos plenários e na última reunião, realizada no ano passado, foi escolhido o Maranhão para sediar o seminário. Participarão todas as instituições de Ensino Superior do estado, além das universidades do Ceará e Piauí”, ressaltou a coordenadora.

I Seminário Regional Pró-Saúde/Pet-Saúde faz parte do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde). O programa foi instituído através da Portaria Interministerial MS/MEC Nº 3.019, de 27 de novembro de 2007, pelo Ministério da Educação e Ministério da Saúde. O Pró-Saúde visa à formação do profissional da saúde e a reorientação no processo educacional dos estudantes da área, em prol do SUS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

 

Fonte: Ascom UFMA