Curso

Prescrição, Concessão, Adaptação e Manutenção de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção é tema de novo curso da UNA-SUS/UFMA

A capacitação é uma estratégia de educação permanente direcionada ao cumprimento das políticas da Saúde para as pessoas com deficiência.

- Ascom SE/UNA-SUS



Profissionais das mais diferentes áreas que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), envolvidos na assistência e reabilitação de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, assim como acadêmicos e demais interessados pela temática, já podem se matricular no curso Prescrição, Concessão, Adaptação e Manutenção de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção.

A oferta é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA), e Ministério da Saúde - por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência -, do Departamento de Atenção Especializada e Temática, da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.

Os interessados podem se matricular até o dia 29 de novembro pelo link. O início é imediato.

O objetivo é capacitar o profissional de saúde quanto aos procedimentos de avaliação, indicação, prescrição, confecção e manutenção de OPM, pois o acesso qualificado e oportuno às órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção não cirúrgicos  impactam positivamente as ações de reabilitação voltada à pessoa com deficiência.

A oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras) e disponível também em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, sendo eles: e-book, recurso multimídia, folder, apresentação interativa, infográfico, material em PDF e game.

SOBRE O CURSO:

Com carga horária de 45 horas, o curso aborda as seguintes temáticas: Definição de deficiência, reabilitação e tecnologia assistiva; Histórico e etapas no processo de concessão de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM); Integralidade e intersetorialidade no processo de concessão de OPM; Tipos, definições, classificações e considerações quanto à prescrição, confecção e ao uso de OPMs; Órteses de Membros Inferiores; Órteses para Coluna Vertebral; Órteses de Membros Superiores; Próteses de Membros Inferiores; Próteses de Membros Superiores; Meios Auxiliares de Locomoção.

UNA-SUS/UFMA

A UNA-SUS/UFMA é um projeto do Ministério da Saúde, vinculado à Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) da Universidade Federal do Maranhão. Desenvolve cursos gratuitos na modalidade a distância, voltados a profissionais que atuam na área da saúde, sobretudo na Atenção Primária à Saúde. Para maiores informações acesse www.unasus.ufma.br.

DTED/UFMA

A Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) é o setor responsável pela gestão da modalidade Educação a Distância na UFMA e reúne os programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse: www.unasus.gov.br/cursos.