Geral

OPAS/OMS e autoridades do Ceará se reúnem para discutir combate ao surto de sarampo no estado

- Claudia Bittencourt



No início de maio, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil e autoridades do estado do Ceará se reuniram em Fortaleza com o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, para discutir e reforçar medidas de controle do surto de sarampo no estado. O propósito foi de mobilizar as autoridades e a população sobre a importância da vacinação e ressaltar a relevância da proteção com a vacina, mantendo o país livre do Sarampo.

Em 2014, a campanha nacional contra a poliemielite e o sarampo alcançou 100% do público-alvo no Ceará. Foto: OMS/F. Guerrero

Desde 2013, o Brasil registrou surtos de sarampo nos estados do Ceará e em Pernambuco, confirmando mais de mil casos no período. Deste total de casos, 224 foram confirmados em Pernambuco com interrupção da cadeia de transmissão em 2014. Os demais 822 casos foram confirmados no Ceará entre 2013 e 2015. O Representante da OPAS/OMS reforçou o apoio a todas as atividades a serem implementadas, declarando que tem a honra de poder participar deste momento histórico, onde o estado e o país conseguem enfrentar a situação em parceria, encerrar a ocorrência de casos de sarampo e manter o país e as Américas livre desta doença.

Chioro ressaltou que o estado obteve avanços nas medidas adotadas para interromper a transmissão do sarampo e reafirmou a necessidade da manutenção dos esforços dos gestores municipais e dos profissionais de saúde para que o ciclo da doença seja encerrado no Ceará. “É o momento de intensificar a vacinação e notificação compulsória de todos os casos suspeitos para que a investigação epidemiológica seja iniciada o mais rápido possível”.

Segundo o Ministério da Saúde, com a implementação das medidas, mais de 2 milhões de pessoas foram vacinadas somente no estado do Ceará e em 2014 a campanha nacional contra a poliomielite e o sarampo alcançou 100% do público-alvo no estado.

Fonte: ONU Brasil