Geral

OMS alerta que 47 milhões sofrem de demência no mundo

- Claudia Bittencourt



A Organização Mundial da Saúde, OMS, alerta que 47 milhões de pessoas sofrem de demência em todo o mundo e esse número pode triplicar até 2050. A agência da ONU realiza pelos próximos dois dias em Genebra, a primeira Conferência Ministerial sobre a Ação Global contra a doença, considerada um desafio global.

Prioridade

O encontro vai reunir pelo menos 70 ministros da saúde, assim como especialistas na área e ONGs que lidam com o assunto. O objetivo da conferência é chamar a atenção para o peso socioeconômico causado pela doença e mostrar que ele pode ser reduzido se o mundo, de forma coletiva, se comprometer a colocar a demência como prioridade na agenda de saúde pública global.

Nesta segunda-feira, os participantes do evento vão debater questões como pesquisa, regulamentação de medicamentos, cuidados do paciente e direitos humanos.

Na terça-feira (17/03), os ministros vão discutir como avançar, conjuntamente, com a agenda global para combater a doença.

No fim do dia, a diretora-geral da OMS, Margaret Chan falará com os jornalistas sobre as conclusões do encontro organizado pelos departamentos de saúde da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte e pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, Ocde.

Fonte: EBC