Institucional

O programa Conecte SUS e a implementação da Saúde Digital no Brasil

A primeira palestra do evento contou com a apresentação do DATASUS sobre as diversas Estratégias de Saúde Digital no Brasil.

- Ascom SE/UNA-SUS



Começou, nesta segunda-feira (9/8/21), a 27ª Reunião da Rede UNA-SUS. Sob o tema Educação em Saúde Digital, o evento ocorre virtualmente de 9 a 12 de agosto e reunirá todas as Instituições de Ensino Superior que integram a Rede UNA-SUS para ampla discussão em prol da melhoria e transformação da saúde por meio da utilização adequada das tecnologias da informação e comunicação. Além de divulgar os resultados de pesquisas relacionadas à informação e informática em saúde, desenvolvidas no âmbito regional e nacional. 

A primeira palestra do evento contou com a apresentação da analista técnica de políticas sociais da Coordenação-Geral de Inovação em Sistemas Digitais do DATASUS (CGISD/DATASUS/SE/MS), Gabriela Nunes Neves, que colabora nas ações de implementação das Estratégias de Saúde Digital no Brasil.

A analista realizou uma contextualização das Estratégias de Saúde Digital, iniciadas em 2015 com a Política Nacional de Informática em Saúde (PNIS), depois em 2016, quando a OMS começou a implementar a Metodologia para Planos de Ação, Avaliação e Monitoramento. Em 2017, é publicada a estratégia E-Saúde, termo que evoluiu posteriormente para Saúde Digital. “Desde 2017 o Ministério da Saúde vem dando continuidade aos esforços de saúde digital que começou desde a PNIS. Em 2020, foi feita atualização e revisão da PNIS pelo DATASUS, alinhando os planos de transformação digital incentivados pelo governo”, contou.

No final de 2020, a OMS lança a Estratégia Global de Saúde Digital. Neste mesmo ano, foi publicada a Estratégia de Saúde Digital para o Brasil, com uma perspectiva de oito anos (2020-2028). Em julho de 2021, o DATASUS lançou a nova Política Nacional de Informação e Informática em Saúde, que materializa o compromisso nacional com a saúde digital. “A diretriz tem como objetivo a ampliação do acesso à informação em saúde, visando a continuidade do cuidado em todos os níveis de atenção à saúde, para qualificação do atendimento e o fluxo de informações, fortalecendo o apoio a decisão clínica, a vigilância em saúde, a regulação, a gestão, o ensino e a pesquisa”, observou. 

Gabriela conta que a diretriz apresenta sete grandes eixos prioritários: governança e liderança para Estratégia de Saúde Digital; informatização dos três níveis de atenção à saúde; suporte à melhoria da Atenção à saúde; considerar o usuário como protagonista; formação e capacitação de recursos humanos; ambiente de interconectividade e ecossistema de informação. 

Uma das ações que fazem parte do eixo de capacitação de recursos humanos, são as ofertas dos cursos sobre Saúde Digital da UNA-SUS, oferecido pela UNA-SUS/UFG – ofertas que já tiveram mais de 11 mil matrículas -, além da pós-graduação neste tema. “O DATASUS acredita muito na educação como forte indutora da saúde digital e tem investido muito para que o profissional, na ponta, seja capaz de acreditar nessa estratégia e ampliar as iniciativas de saúde digital, para que consigamos alcançar a visão da estratégia”, frisou.

A especialista também abordou programas como o Conecte SUS e Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), Rede que conectará atores e dados em saúde de todo o país, estabelecendo o conceito de Plataforma Nacional de Inovação, Informação e Serviços Digitais de Saúde, um mecanismo para conectar qualquer sistema de informação.

Já o Conecte SUS é um programa de governo que materializa a Estratégia de Saúde Digital para o Brasil, potencializando a troca de informação de saúde entre todos os pontos da Rede de Atenção em Saúde, tanto pública como privada, permitindo a continuidade e transição do cuidado.

Para o colaborador da SE/UNA-SUS, o médico Luiz Carlos Lobo, é importante salientar que todos os municípios adotaram o mesmo prontuário eletrônico para a Atenção Básica. “Essa base de dados tem que ser compartilhada em outros níveis.  A informação deve ser centralizada no paciente, portanto a informação dele sempre deve estar atualizada”, explica.

O professor também citou importante pesquisa da Inglaterra sobre micro certificação, indicando que estamos no caminho certo.  “A UNA-SUS começou a utilizar cursos autoinstrucionais de forma que os alunos podem interagir com os materiais quando, onde e como quiser. Essa é a tradição da UNA-SUS, nós que começamos a utilizar essa estratégia de forma ampla no país”, ressaltou.

Também participou do debate a professora Patrícia Tavares dos Santos, da UNA-SUS/UFG, que pontou que na formação dos profissionais, há o desafio de fazer uma boa coleta das informações dos pacientes, para garantir que a continuidade do cuidado possa ser realizada, favorecendo a integralidade do SUS. A professora suscitou a reflexão sobre o quanto é desafiador para os profissionais de saúde que atuam na linha de frente da pandemia, nesse momento em que todos estão sendo bombardeados por informações a todo tempo. “Os profissionais também têm esse desafio de fazer parte do letramento em saúde digital para a população, contribuindo para que os usuários do SUS tenham mais autonomia e possam ser protagonistas da sua própria saúde. Além disso, temos diferentes realidades no país, como por exemplo, as questões estruturais para energia elétrica e internet. É um desafio mesmo, mas precisamos trabalhar nisso”, afirmou.

De acordo com o coordenador da UNA-SUS no Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde, Luiz Roberto de Oliveira, “nessa sociedade em que passamos um momento de rápidas transformações digitais, a responsabilidade de empreendimentos que visam a formação, é absolutamente indispensável. Precisamos dar atenção à algumas nuances, como a necessidade de convergência digital”, afirmou. Para o professor, a saúde digital é também um fenômeno cultural, e deve começar na idade escolar, sendo sustentada até o ensino superior. “Nós da universidade temos uma responsabilidade enorme, não só de apoiar a institucionalização da saúde digital no país, mas principalmente apoiar que ela se consolide, que se torne realidade o mais rapidamente possível”, disse.  

Assista à gravação da palestra na íntegra pelo canal do NUTEDS no YouTube: https://youtu.be/oHQ5NuuS_-s?t=2405.



Fonte: SE/UNA-SUS