Geral

NUTEDS abre inscrições para seis cursos online e gratuitos

- Claudia Bittencourt



O Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/UFC) abriu inscrições para novas ofertas de seis cursos desenvolvidos em parceria com o Programa Telessaúde Brasil Redes. O público-alvo são os profissionais de saúde, embora, em alguns casos, demais interessados nos temas possam participar.  São 11 mil vagas abertas para todo o país.

Para se inscrever, basta preencher o formulário de inscrição especifico para cada curso. As informações de acesso serão enviadas em até 72h horas após o preenchimento do formulário. Todos os cursos são gratuitos e autoinstrucionais, ou seja, podem ser realizados conforme o ritmo de cada cursista.

As inscrições ficam abertas até o preenchimento das vagas.

1 – Educação a Distância Online para a Área da Saúde

Com carga horária de 60h, a oferta ressalta a importância da educação à distância na formação continuada de profissionais da área da saúde, expondo os fundamentos da EaD online e os padrões do blended learning na atual Sociedade do Conhecimento, em face das funcionalidades das diversas ferramentas disponibilizadas pelas Novas Tecnologias da Informação e das Comunicações.

A capacitação é destinada aos profissionais da área da saúde de nível médio e superior que atuam na Estratégia de Saúde da Família, nas diversas Redes de Atenção à Saúde, incluindo o NASF, além de docentes da área da saúde. Demais interessados no tema também podem se matricular.

CLIQUE AQUI para acessar o formulário de inscrição.

2 – Curso Introdução à Informática em Saúde  

Com o objetivo de enfatizar o valor da educação colaborativa à distância na capacitação profissional em diferentes áreas da saúde, o curso aborda a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicações (TDICs) na área da saúde, tanto nos aspectos ligados ao que se denomina Informática em Saúde ou Informática Médica, quanto na convergência desta área com a Educação a Distância online.

O curso possui três unidades, que tratam dos temas relacionados à história da Informática em Saúde, perspectivas desta área no Brasil e os aspectos referentes à Saúde Digital. A carga horária é de 60h.

Profissionais da saúde e interessados no tema podem participar.

CLIQUE AQUI para acessar o formulário de inscrição.

3 – Capacitação sobre Zika, Dengue e Chikungunya para profissionais de saúde 

Este curso busca ampliar a capacidade de enfrentamento das principais situações de risco relacionadas às arboviroses como zika, dengue e chikungunya. Em seu conteúdo são trabalhados formas de transmissão, características clínicas e laboratoriais e diferenciação entre as doenças no momento do diagnóstico, além de condutas a serem realizadas em cada esfera de saúde. Podem se inscrever profissionais da área da saúde, especialmente os que atuam nas Equipes de Saúde da Família, no Sistema Único de Saúde (SUS). A carga horária é de 20h.

CLIQUE AQUI para acessar o formulário de inscrição.

4 – Curso Contexto Atual da Telessaúde e da Telemedicina no Brasil 

Com carga horaria de 60h, o curso discute o funcionamento do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes a partir de reflexões sobre os serviços de telessaúde e telemedicina no país e a importância da educação permanente em saúde. Nesse contexto,  traz os estados onde tais serviços ssão ofertados, bem como os resultados alcançados com os projetos do Programa.  O curso é voltado para profissionais da área da saúde de nível médio e superior, mas também é de acesso livre aos demais interessados no tema.

CLIQUE AQUI para acessar o formulário de inscrição.

5 – Capacitação para Profissionais de Saúde em Telessaúde 

Dividido em cinco módulos, esta capacitação tem como objetivo capacitar profissionais para lidar com situações de risco em suas áreas de atuação. No conteúdo, são trabalhadas as diretrizes do Telessaúde, doenças tropicais, geriatria, drogas e doenças crônicas não transmissíveis. Profissionais da saúde e interessados no tema podem participar. O curso tem carga horária de 60h.

CLIQUE AQUI para acessar o formulário de inscrição.

6 – Capacitação sobre Diabetes Mellitus para Profissionais de Saúde    

Com carga horária de 10h, o curso tem como objetivo ampliar a capacidade de enfrentamento das principais situações de risco relacionadas ao Diabetes Mellitus mais comuns ao cotidiano do profissional de saúde. A carga horária é de 10h.

Podem participar Enfermeiros e Médicos, preferencialmente atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS), em especial nas Equipes da Saúde da Família (ESF).

CLIQUE AQUI para acessar o formulário de inscrição.

Fonte: NUTEDS