Geral

Novo Guia Alimentar deve ser lançado neste semestre

- Claudia Bittencourt



Para orientar a população brasileira a ter uma alimentação saudável, o Ministério da Saúde deve lançar, no segundo semestre deste ano, uma nova versão do Guia Alimentar. Publicado em 2006, o guia traz, por exemplo, dicas nutricionais, instruções sobre o número adequado de refeições por dia e testes sobre a qualidade da alimentação e peso ideal. Nos últimos anos, a publicação passou por algumas mudanças para se adequar ao hábito alimentar do brasileiro.

Foto: Corbis

A coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia, Jaime explica que organismos internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização para Alimentação e Agricultura (FAO) sempre recomendam que os países revejam os guias alimentares com certa frequência. “É um instrumento de educação alimentar e nutricional para levar informação para a população sobre práticas saudáveis. No Brasil, houve uma redução importante da desnutrição, por outro lado um aumento da obesidade. Então o tom das mensagens se adequa de acordo com esse perfil de saúde e nutrição da população”, afirma.

A nutricionista Sandra Xavier, que trabalha com o Guia Alimentar do Ministério da Saúde há oito anos, destaca algumas recomendações importantes que podem ser encontradas na publicação. "O guia é um conjunto todo de ações. Mas no dia a dia, o que posso destacar? São duas diretrizes que eu particularmente me esforço para seguir e passo isso também nas palestras. É a diretriz 7, que trata da água, que é a orientação de beber pelo menos dois litros por dia, isso dá mais ou menos seis a oito copos. E a diretriz especial 1, que é sobre a atividade física, a importância da atividade física para uma vida saudável. O guia orienta para pelo menos trinta minutos por dia".

Além de disponibilizar o guia alimentar para a população, o Ministério da Saúde possui outro guia para crianças com até dois anos de idade. Nessa publicação, os pais encontram, por exemplo, informações sobre o aleitamento materno e papinha do bebê. Para saber mais, acesse o link.

 

Fonte: Blog da Saúde