Curso

Novo curso da UNA-SUS/UFMA aborda a atenção à reabilitação da pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo

Com carga horária de 30 horas, o curso aborda todos os aspectos necessários para a oferta de uma atenção integral em saúde às pessoas com TEA.

- Ascom SE/UNA-SUS



Conhecer a história e epidemiologia do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), bem como o acompanhamento e atendimento da pessoa com TEA no SUS, com enfoque na habilitação e reabilitação dessa população para a sua efetiva inclusão, são temas abordados no curso “Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo”. As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de setembro de 2021 pelo link. O curso é livre, gratuito e tem início imediato.

A oferta educacional é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA), e Ministério da Saúde - por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência -, do Departamento de Atenção Especializada e Temática, da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.

Por meio da capacitação, o cursista conhecerá o contexto histórico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), as mudanças de concepção acerca dessa condição ao longo do tempo, sua epidemiologia, diagnósticos diferenciais e comorbidades relacionadas, classificações atuais adotados no Brasil e como são articulados os serviços de acompanhamento e atendimento da pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo no SUS.

Quando pensamos no cuidado da pessoa com TEA, significa que a atenção à saúde não se reduz à condição diagnóstica, pois considera as particularidades dos indivíduos frente à sua maneira de estar no mundo e se relacionar, a partir das diferenças identificadas no espectro. E para que a atenção seja integral, as ações devem se estender à família, e estarem vinculadas não somente aos diferentes serviços de atenção do SUS, como também às iniciativas de proteção social e educação. 

Com carga horária de 30 horas, o curso é ofertado na modalidade a distância, com metodologia autoinstrucional, totalmente gratuito e com início imediato. Tem como público-alvo profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde, envolvidos na assistência e reabilitação de pessoas com deficiência, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.

RECURSOS E TECNOLOGIA

A oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras) e disponível também em versão para dispositivos móveis.

Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, sendo eles: Infográficos, podcast, folder, videoaula, cartilha, game entre outros.

CERTIFICAÇÃO

O aluno poderá emitir a sua certificação caso obtenha nota final maior ou igual a 70.0 (setenta) após o somatório de todas as atividades avaliativas disponíveis no “mapa de recursos”. Também, deverá concluir o Questionário de Avaliação do Curso, responder à situação-problema (pré e pós-teste) e navegar em todos os recursos educacionais disponíveis no AVA.

O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA. A emissão é feita pelo ambiente virtual, por meio da opção “Certificação”, localizada no menu lateral à direita.

TEMÁTICAS ABORDADAS

Entre as principais temática abordadas no curso, destacamos: histórico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), a sua epidemiologia e causas relacionadas, diagnósticos diferenciais e comorbidades, indicadores de desenvolvimento e comportamentais; sinais de alerta e avaliação diagnóstica; instrumentos de uso livre para rastreamento/triagem de indicadores de desenvolvimento infantil e dos TEA, apoio e acolhimento da família e fluxograma de acompanhamento e atendimento da pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo  na rede SUS.


Fonte: Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS/UFMA